31 de março de 2010

Especialidade importante

Nova especialidade!! Fonoaudiologia Escolar-Educacional foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia como área de especialidade da profissão na 22ª Sessão Plenária Extraordinária, em 20 de março. Para aprovação da nova especialidade, verificou-se que a mesma possui complexidade e acúmulo de conhecimentos que transcende o aprendizado do curso de graduação, apresenta relevância epidemiológica e demanda social delineada, além de reunir conhecimentos que definem um núcleo de atuação própria. A decisão é resultado de estudo e debate com Conselhos Regionais, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Academia Brasileira de Audiologia, Instituto Brasileiro de Fluência, Associação Brasileira de Gagueira e Instituições de Ensino Superior, desde 2008. A decisão também contemplou a atuação em Disfagia, que agora também passa a ser considerada uma especialidade. _________ NOTA: Decisões como estas fazem com que o nosso trabalho seja ainda mais específico, gabaritando profissionais para as diferentes áreas e contribuindo ao estudo constante. Gostei!!

27 de março de 2010

Livros de Consciência Fonológica para a Escola

A Consciência Fonológica é de suma importância para tratar e prevenir os Transtornos de Aprendizagem. Com atividades envolvendo os sons das palavras, sílabas e rimas, conseguimos melhorar a fluência de leitura e consequenemente a compreensão do que é lido. Em visitas às Escolas, sempre dou sugestões de atividades de Consciência Fonológica para que o professor possa usar com as crianças. Estas atividades podem ser feitas em grupo ou individualmente. A forma mais interessante é realizar as atividades em grupo para que todas as crianças da sala possam se beneficiar. Hoje, vou sugerir livros com atividades práticas de Consciência Fonológica, estes livros podem ser muito úteis para os profissionais de Educação. Consciência Fonológica em crianças pequenas. Jager Adams 2006 Editora Artmed 215 páginas Consciência Fonológica: Atividades Práticas Elisabeth Crepaldi de Almeida 2003 Editora Revinter 102 páginas Alfabetização: Método Fônico Alessandra Gotuzo Capovilla 2007 Editora Memnon 393 páginas Boa leitura!

26 de março de 2010

Na noite de 1 de Abril, o prédio Empire State em NY estará acesso com luzes azuis em conscientização sobre o Dia Internacional do Autismo em 2 de Abril. A luz azul e uma peça de quebra cebeça azul, são os maiores símbolos relacionados ao dia. Faça você também, parte dessa campanha.

23 de março de 2010

Campanha da Voz: 2010

Olá Seguidores!
O Conselho de Fonoaudiologia está iniciando mais uma Campanha da Voz. Minha especialidade está voltada para a área da Linguagem, mas como fonoaudióloga que ama a profissão, fiquei bem feliz com o tema da "Voz" deste ano:
Voz saudável, gente consciente.

Esta campanha é para todo mundo.

A campanha acontece na semana do Dia Mundial da Voz (comemorado em 16 de abril).

“Quem cuida da Voz sempre tem o que Falar”- porque prevenir problemas vocais, principalmente quando utilizamos a voz como instrumento de trabalho, está ao alcance de todos. Basta que o fonoaudiólogo seja consultado para orientar adultos, crianças e idosos.
Fique de olho nas novidades na semana do dia 16 de Abril, em sua cidade.
Um abraço
Priscila

21 de março de 2010

Para refletir: O que é funcional?

Meu irmão mais velho, Daryl Tem 18 anos, é deficiente mental (QI 30-40) Está na escola há 12 anos Nunca esteve em nenhum outro ambiente Teve muitos anos de "instrução individual" Aprendeu muitas coisas ! Daryl consegue agora fazer muitas coisas que não sabia antes !
Consegue por 100 pinos em uma prancha com 95% de acerto. Mas, não fichas para comprar uma Coca
Consegue mostrar seu nariz, ombro, perna, pé e ouvido. Ainda está aprendendo braço e tornozelo. Mas não consegue assoar o nariz quando precisa.
Consegue fazer um quebra-cabeças do Mickey com 12 peças com 100% de correção, Colorir um coelhinho da Páscoa e ficar dentro das linhas. Mas, ele prefere música e nunca lhe ensinaram a ligar o rádio ou toca-fitas.
Ele agora consegue dobrar papel na metade e até em quatro. Mas, não consegue dobrar suas roupas.
Consegue separar blocos por cores, até 10 cores diferentes ! Mas, não consegue separar suas roupas brancas das coloridas para lavar.
Pode rolar massinhas e fazer coisas maravilhosas. Mas, não consegue enrolar a massa para fazer pãezinhos.
Sabe enfiar contas alternando cores e copiando um modelo ! Mas não sabe enfiar o cordão em seus sapatos.
Consegue cantar o alfabeto e dizer-me, com 80% de exatidão, os nomes de todas as letras maiúsculas quando apresentadas em fichas. Mas, não sabe distinguir o banheiro feminino do masculino quando vamos ao McDonald's.
Sabe identificar com 100% de exatidão 100 figuras diferentes. Mas, não sabe pedir um hamburguer mostrando e fazendo gestos.
Sabe andar em uma prancha de equilíbrio para frente, de lado e para trás ! Mas, não consegue subir sem assistência nas arquibancadas do ginásio para o jogo de basquete.
Sabe contar até 100 de memória. Mas não sabe quanto dar no McDonald's para pagar uma refeição de $12,59.
Consegue por o bloco dentro, em baixo, ao lado e atrás da caixa. Mas, não sabe achar o lixo do McDonald's e esvaziar sua bandeja.
Sabe sentar-se em um círculo com comportamento apropriado e cantar "Ciranda, Cirandinha" Mas, ninguém mais da sua idade, na vizinhança, parece querer fazer isso.
Eu acho que talvez ele ainda não esteja pronto ...
(Traduzido e adaptado por Heloíza Goodrich)
Vamos pensar no que realmente uma criança precisa, o que realmente é funcional.

19 de março de 2010

Dia Mundial do Autismo

Olá Seguidores!
Este, é mais um trabalho bonito e competente da APADEM:
Uma semana inteira de eventos relacionados ao "Dia Mundial da Conscientização do Autismo".
PROGRAMAÇÃO Segunda- dia 29/03 – 19:00 Tema do dia: Irmãos de Autistas Abertura: Apresentação de Maria Clara Portela (teclado) Exibição do filme Black Balloon – Comentários Dra Erica V. Lacerda (Fonoaudióloga) Local: Auditório SME (Secretaria Municipal de Educação/VR) Rua Santa Helena, nº.22 – Niterói- Volta Redonda Terça –dia 30/03 – 14:00 Tema do dia: Divulgando o Autismo Caminhada, Panfletagem e Divulgação na Mídia Concentração: Praça Brasil – Vila Santa Cecília Quarta –dia 31/03 – 18:00 Tema do dia: A Arte Autista Exposição de telas de pessoas com Autismo Artistas: SEMEIA, Escola Dayse Mansur, Escolas Inclusivas, entre outros, de todo o Brasil. Local: Auditório da SME Sexta- dia 09/04- 14:00 Tema do dia: A Nutrição dos Autistas Mini palestra, mini oficina, degustação e venda de produtos sem glúten e sem caseína Nutricionista responsável: Lívia Eller Local: Sede da APADEM Rua Beira-rio ,413- Voldac- VR Sábado- dia 10/04- 18:00 Tema do dia: O Autismo Palestra: Autismo e a Importância do Diagnóstico Precoce Palestrante: Monica Accioly (Rio de Janeiro). Fonoaudióloga, Membro fundador e Coordenadora Técnica da Associação Mão Amiga/RJ Homenagem: Entrega da placa “Prefeito Amigo dos Autistas” Ao Exmo Sr. Prefeito Municipal Antonio Francisco Netto. Local: Auditório da SME Maiores informações: http://mail.uol.com.br/compose?to=apademvr@gmail.com tel: 24- 3337 3683

18 de março de 2010

Blog Sebo

Olá seguidores! Encontrei um Blog Sebo que vende livros de fonoaudiologia. O Blog Sebo é muito criativo, por isso resolvi divulgá-lo numa postagem aqui. http://milcoisas1000.blogspot.com/ Um abraço Priscila

14 de março de 2010

Compreensão de Linguagem: 1 / 2 anos

A Compreensão da Linguagem na criança, aparece muito antes da expressão da linguagem de forma convencional. Em crianças pequenas, podemos observar algumas emissões de sílabas combinadas, durante o balbucio 7/8 meses e jargões por volta de 10, 11 meses de idade, mas estas emissões não têm tanto significado. Não são propriamente palavras convencionais, mas sim palavras próprias. Quando as palavras convencionais começam a aparecer, por volta de 1 ano de idade, é porque a compreensão já está muito desenvolvida e com bases importantes. Com 1 ano a criança já demonstra a compreensão de várias coisas, como: · O próprio nome. · Instruções simples como: pega, dá, não (acompanhadas de gestos). · Perguntas simples, dando respostas não verbais. Ex.: negação, aceitação etc... · Sentimentos como: carinho, zanga, alegria etc. De 1 a 2 anos, a criança começa a compreender uma série de sentenças ditas por nós, inclusive as mais longas e até algumas palavras não tão usuais. Dentre as características de compreensão, podemos citar: · Entende quando dizemos “mais”, “quer”, “acabou”, “foi embora”. · É capaz de dar ou mostrar algo a pedido. · Entende 2 ordens simples (sem estarem acompanhadas de gestos indicativos). · Mostra, a pedido, algumas partes do corpo em si e no outro. · Aponta para objetos quando lhe dizemos o nome. · Compartilha mais com outra criança, objetos e alimentos quando lhe solicitamos. As relações sociais da criança ficam mais amplas, nesta época, e ela está a cada dia mais curiosa. Para favorecer o desenvolvimento da compreensão da criança, aqui vai algumas dicas: · Incentive-a a atender ordens a seu pedido. · Brinque bastante em frente ao espelho. · Utilize frases curtas e gramaticalmente fáceis. · Dê preferência às frases no tempo presente. · Incentive o brincar de faz-de-conta. Referência Bibliográfica: Williams, L.C.A. & Aiello, A.L.R. O Inventário Portage Operacinalizado: Intervenção com famílias. Editora Memnon, 2001.

Leis: TDAH e Dislexia

Os estudantes da rede pública de ensino com dislexia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) poderão passar a receber atenção especial nas escolas em que estudam.Projeto de lei com essa finalidade, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa.
A relatora da matéria, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), incluiu o transtorno do déficit de atenção no projeto, não presente no texto inicial de Camata.Segundo a senadora, o TDAH também ocasiona dificuldades na escola, tanto na aprendizagem quanto no relacionamento social.
O autor considerou que a inclusão aprimorou a sua proposta.Pelo projeto (PLS 402/08), o poder público deve manter programa de diagnóstico e de tratamento de estudantes da educação básica com essas duas disfunções, por meio de uma equipe multidisciplinar, com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos, entre outros profissionais.

13 de março de 2010

Evolução das estratégias de leitura

A leitura muitas vezes é testada apenas pela capaciadade que a criança tem de compreender o que foi lido. Na verdade, a qualidade da leitura pode nos evideciar uma série de estratégias utilizadas pela criança. E estas estratégias, quando identificadas, nos dão muitos dados sobre a aprendizagem.
Todas as crianças utilizam estas estratégias na aprendizagem da leitura. Em crianças com distúrbios na leitura, estas estratégias podem demorar para aparecerem ou podem se apresentar alteradas. Neste caso, é importante pesquisar a rota de leitura da criança e as características qualitativas que esta leitura apresenta.
Bom, neste post, vamos nos ater somente às estratégias de leitura, ok?
De forma resumida podemos citar as seguintes estratégias:
Estratégia Logográfica:
A criança reconhece as palavras por meio de pistas não alfabéticas. Usam o contexto, a cor da palara ou o formato para dizer o que está escrito (Um exemplo claro é o rótulo da coca-cola). Na ausência destas pistas, a criança não reconhece a palavra. Se vc muda uma letra ou outra da palavra mas mantém as pistas de cor e formato, a criança pode não perceber a mudança das letras.
Estratégia Fonológica:
A criança passa a identificar e analisar os componentes das palavras (letras) e com isso inicia uma correspondência entre som e letra, o que a permite ler. É o início do aprendizado da leitura, porém a criança só lê palavras regulares (CV - consoante/vogal) e simples.
Estratégia lexical:
Esta estratégia de leitura se desenvolve numa época em que a criança aprende a reconhecer partes de palavras, sem necessariamente ocorrer uma análise minunciosa de cada letra e seus sons. Assim, a leitura fica mais fluente e a compreensão completa do que foi lido é evidente.
É importante ressaltar:
"Quando uma nova estratégia se desenvolve a anterior não desaparece, mas sua aplicação e importância diminuem".
" O treino da Consciência Fonológica, propicia a correspondência entre som e letra, tornando a leitura mais fluente e consequentemente mais fácil de ser compreendida".
"A Consciência fonológica pode ser usada nas escolas para previnir problemas de leitura e escrita".
Referência Bibliográfica:
Capovilla, A.G.S & Capovilla, FC. Problemas de leitura e escrita - Como identificar, previnir e remediar numa abordagem fônica. Editora Memnon. 2004

Exposição: "Arte Autista"

A APADEM ( Assoc. de Pais e Amigos do Deficiente Mental) está organizando uma exposição de ARTE AUTISTA. A exposição acontecerá no dia 31/03 na Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda/RJ. A APADEM convida a todos que conheçam um autista que faça pintura em tela e que queira participar, que nos coloque em contato com a familia, ou escola. Todos os quadros doados serão vendidos, e a renda revertida para a Associação, que desenvolve trabalho em prol das familias dos autistas. Cláudia Moraes, Presidente da APADEM, se coloca à disposição para mais informações. mhtml:%7B8652F1EF-E4B4-407D-B9D0-AABC462717CE%7Dmid://00000486/!x-usc:mailto:apademvr@gmail.comhttp://www.apadem.blogspot.com/ fone: 24-3337 3683

4 de março de 2010

Palestra na APADEM

Autismo, Reforçadores e Funções do Comportamento
Evento: Café no Sábado Dia: 27/03/2010 Horário: 14:00 Tópicos: -ABC do comportamento -Tipos de reforçadores -Como eleger o reforçador -Formas de usar o reforço -Funções do comportamento -Orientações
Palestrante:
Priscila Felix
Fonoaudióloga clínica da Linguagem Infantil.
Pós- graduada pela Universidade Gama Filho.
Membro da AGRADA, Colaboradora da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção).
Em relação ao Autismo, atua com ABA, TEACCH, e PECs .
Nas Escolas desenvolve programas de prevenção, inclusão , cursos de capacitação. Realiza a capacitação e o treinamento das ATs ( Atendentes Terapêuticas) dos seus pacientes.
Entrada Franca. Local: Sede da APADEM- Rua: Beira-rio, 413, Voldac, Volta Redonda/RJ Contatos: 24- 3337- 3683http://mce_host/compose?to=apademvr@gmail.com