23 de maio de 2010

Como brincar de Faz de conta - Parte 1

Por volta de um ano de idade, começamos a observar comportamentos diferentes na brincadeira. Diferentes porque envolvem um “fazer-de-conta”, ou seja a Brincadeira Simbólica. Neste mesmo período também notamos o surgimento das primeiras palavras. Assim, com a Brincadeira Simbólica e a Linguagem aparecendo, algo novo começa a ficar evidente na evolução infantil: a capacidade para representar, a habilidade para evocar fatos e se referir a objetos e situações ausentes na realidade. O primeiro passo da Brincadeira Simbólica é o “Uso convencional dos objetos”, o que é uma conduta pré simbólica. A criança não aplica mais aos objetos quaisquer ações, mas sim, aquelas ligadas ao uso apropriado ou convencional destes objetos. Por isso o papel da imitação é muito importante! À medida que a Brincadeira Simbólica evolui, ela passa a tomar conta da vida da criança que, por sua vez, ganha mais em linguagem, imaginação e aprendizados. As outras etapas da Brincadeira Simbólica, ficam para as próximas postagens! Dicas para incentivar a Brincadeira Simbólica: Brincadeiras de imitação; Ter um espelho, na altura da criança, no local em que ela passa mais tempo brincando; Utilizar objetos convencionais e incentivar a dramatização com o uso deles. Representar, com estes objetos, situações do cotidiano: tomar banho, escovar os dentes, arrumar a mochila da escola etc... Bonecas e bonecos com rosto humano. (inicialmente eles podem ser passivos na brincadeira). É importante ter o adulto como mediador desta brincadeira e como uma pessoa que pode “ensinar” palavras novas, para o aumento de vocabulário.

22 de maio de 2010

Narrativa com imagens

Atendendo a pedidos, aqui estão mais indicações de livros sem texto. Recomendo todas pois as histórias são muito criativas! Narrativas criadas com imagens para imaginar, contar, recontar e se divertir com as crianças. Poá Marcelo Moreira, Editora Abacatte Brinquedos André Neves, Editora Mundo Mirim Coração de Ganso Regina Rennó, Editora Mercuryo Jovem
O mistério da caixa vermelha Semíramis Paterno, Editora Compor .
.
.
.
.
Zuza e arquimedes Eva Furnari, Editora Paulinas
.
.
.
.
.
Onde canta o sabiá Regina Rennó, Editora Compor
.
.
.
.
.
Onda Suzy Lee, Editora Cosacnaify
.
.
.
.
.
Se você quiser saber orientações para utilizar esse tipo de livro, acesse a postagem de janeiro deste ano, aqui no Blog - A Fonoaudiologia fala por si: http://fonopriscilafelix.blogspot.com/2010/01/use-livros-sem-texto-com-as-criancas.html

6 de maio de 2010

Resiliência

O termo resiliência vem sendo utilizado há algumas décadas. É apontado como a capacidade de resistir às adversidades e situações estressantes, mantendo a saúde mental. Apontado também como um traço individual, de personalidade e temperamento. Mas podemos destacar sete categorias ou comportamentos considerados resilientes, segundo Wolin & Wolin (1993), são estes: Insight: hábito de fazer perguntas e dar respostas honestas.
Independência: distanciamento físico e emocional para satisfazer as próprias demandas.
Relacionamento: equilíbrio maduro entre a própria satisfação e o envolvimento atencioso com os outros.
Iniciativa: consideração dos problemas como um desafio para o próprio progresso no desempenho.
Criatividade: capacidade de organizar com ordem, objetivo e beleza as experiências, problemas e sentimentos dolorosos.
Humor: superar-se com o cômico em meio a situações adversas.
Moralidade: desejo de uma boa vida para todos os seres humanos. A resiliência é uma das forças mais importantes na promoção da saúde.
________ Fonte: Valle, L E R & Guzzo, R S L. Desenvolvimento Infantil. Ed Tecmedd, 2004