26 de junho de 2010

Disgrafia

Foi publicada a matéria "Estudantes com disgrafia têm rendimento afetado", na internet (ver site abaixo) com boas informações. Segue um resumo da matéria: Garranchos no papel, escrita além da margem do caderno e dificuldade para escrever podem ser indicadores de um distúrbio da aprendizagem denominado Disgrafia. O problema é melhor identificado em crianças de 9 a 10 anos e atinge uma média de 4% da população com Transtorno de Aprendizagem. Grande parte dos disgráficos apresentam baixo rendimento escolar e são considerados desatentos ou desleixados pelos pais ou professores.

Os especialistas consideram como principais características da disgrafia: * Dificuldade para escrever; * Escrita marcada por junção de letras maiúsculas e minúscula; * Mistura de letra de forma e cursiva; * Letras muito juntas ou incompletas; * Dificuldade ou lentidão para realizar cópias; * Falta de respeito à margem do caderno; * Emprego de muita força na mão no momento da escrita que comprometem a caligrafia.

“Quando há esses indícios, é importante que se busque a intervenção o mais precocemente possível de modo a amenizar o problema da caligrafia”, afirmou Sônia das Dores Rodrigues, doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora do Laboratório de Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem e Transtornos da Atenção (Disapre) da Unicamp.

A disgrafia pode ser adquirida por lesão ou ser resultado de uma disfunção no Sistema Nervoso Central (SNC). Para alguns especialistas, enquanto a lesão resulta em perda de habilidades anteriormente adquiridas, a disfunção resulta no desenvolvimento anormal da habilidade de escrever. “A disgrafia de enfoque funcional começa a ter maior consistência a partir do início da escolarização. A habilidade de escrita vai ficando abaixo do nível esperado para a idade cronológica”, afirmou a neuropsicóloga e coordenadora do Disapre, Sylvia Maria Ciasca. Segundo a pesquisadora, a disgrafia é o segundo maior transtorno da aprendizagem, perdendo apenas para a dislexia — a falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura. Sylvia Maria Ciasca, coordenadora do Disapre: disgrafia é o segundo maior transtorno de aprendizagem _________________________________________________ O texto na ítegra, pode ser encontrado na página: http://cosmo.uol.com.br/noticia/56300/2010-06-22/estudantes-com-disgrafia-tem-rendimento-afetado.html Adaptação: Priscila Felix Colaboração: Régis Panuche, seguidor do Blog

3 de junho de 2010

Brincadeira do barulho

As onomatopéias são sons que usamos para designar algo. São sons representativos, pois fazemos uma espécie de imitação do som real usando "FALA". Exemplo: toc toc (batida na porta). As onomatopéias aparecem, na fala, por volta de um ano de idade e devem ser incentivadas. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, podemos usar miniaturas, figuras ou até mesmo objetos reais. O legal mesmo é inventar sons diferentes! Dramatizar! Elas também podem surgir nas primeiras etapas de faz-de-conta, em pequenas dramatizações. DICA: O único cuidado que devemos tomar está relacionado ao nome do bicho ou objeto, ou seja, a onomatopéia não deve substituir a palavra.
Sendo assim, não devemos dizer “este é o au au”. Devemos chamar o cachorro de cachorro e explicar que ele FAZ "au au".
Essa é uma dica importante para sempre ampliarmos o vocabulário da criança.
Aqui estão algumas onomatopéias para incrementar a brincadeira: Avião – vvvvvvvvvv... Foguete – ffffffff.... Sino – blém blém Água – chuá Mergulho - Tchibum Buzina – bi bi fom fom Cantoria – lá lá lá lá Navio – buuuuum.... Silêncio – shhhhh...... Tosse - cof cof Espirro - atchim Cachorro – au au Gato – miau Galinha – có có có Pintinho – piu piu Ovelha – méééé... Vaca – muuuu... Bode – béééé... Cavalo – rinnnn.... Pato – qua qua Sapo – croac croac Porco – óinc óinc Abelha – zum zum Cobra – sssssss.... Leão – roar Macaco – u u á á Peru – glu glu Passarinho – pi pi pi Relógio – tic tac Trem – piuí piuí Telefone – trim trim... Tambor – tum tum Ronco – rooom... fiu... Risada – hahaha Choro de neném – unhe unhe Batida na porta – toc toc Índio - u u u u Se você, lembrar de outra, por favor, deixe o seu comentário para que a gente possa aumentar a lista!!