25 de fevereiro de 2014

Inclusão em casa

Acredito que a inclusão deva ser natural. Se vc conhece as limitações da criança, certamente vc também conhece o que ela sabe fazer e assim, como consequencia, sabe o que deve propor para ela numa tentativa de incluí-la.

Incluir em casa, nas tarefas do dia-a-dia, auxilia na convivência, faz com que todos se comuniquem mais, melhora a imitação, leitura de contexto e principalmente torna os comportamentos aprendidos em comportamentos ÚTEIS  e FUNCIONAIS.

Neste post, também proponho uma reflexão: Será que vcs (pais) não estão fazendo coisas demais pela a criança? Vc não precisa fazer tudo pela criança, algumas coisas ela deve fazer sozinha, com autonomia, certo? Dou um exemplo:
Se a criança está fazendo atividades com a TO de coordenação motora fina, que tal deixá-la colocar o canudinho na lata de refrigerante?
Se acriança está aprendendo o vocabulário das partes do corpo, que tal dar o guardanapo durante as refeições pedindo para ela limpar a boquinha?

Então, proponho aqui uma troca de idéias.
Vamos sugerir tarefas fáceis e simples do dia-a-dia para incluir as nossas crianças na rotina da casa. Transformar aprendizados em comportamentos funcionais.

Vamos lá, não guarde as suas dicas para você! Compartilhe! Dê a sua dica aqui no Blog! Pense no que vc costuma fazer com sua criança, ou pense no que seria fácil para várias outras crianças fazerem também.

As crianças vão se beneficiar muito!!
Eu vou começar!


  1. Regar as plantas.
  2. Acender a luz.
  3. Misturar o achocolatado no copo.
  4. Estender a mão para colocar o shampoo.
  5. Guardar a roupa suja no cesto.
  6. Jogar algo no lixo.
  7. Ligar a televisão.
  8. Enfiar o canudinho na lata de suco.
  9. Limpar a boca com guardanapo.
  10. Carregar uma sacolinha leve do mercado.
  11. (escreva aqui a sua dica)

22 de fevereiro de 2014

Entrevista no RJTV

Olá!
Os funcionários da TV são todos muito agradáveis, eu fui muito bem recebida. A Kênia Pinheiro, que me entrevistou, é muito profissional e simpática como já transparece no RJTV.
Agradeço o convite da TV, e aproveito para fazer um agradecimento especial à fonoaudióloga da TV Rio Sul, Lorenza Feliciano.
Segue o vídeo para quem perdeu a entrevista ao vivo.
Abraços
Priscila

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/rjtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/fonoaudiologa-de-volta-redonda-rj-fala-sobre-o-desenvolvimento-da-linguagem/3156215/



17 de fevereiro de 2014

Entrevista na TV Rio Sul

Olá!

Amanhã, dia 18 de Fevereiro estarei no Jornal da TV Rio Sul, 1a. edição, ao 12:00 h.
Falaremos sobre desenvolvimento de linguagem.
Assistam!

braços,
Priscila Felix

13 de fevereiro de 2014

Autismo: Orientações I


Meu computador tem de tudo, e às vezes encontro uns textos na internet gravo aqui e deixo para ler depois, ou separo para preparar um material de orientação aos pais ou até mesmo para fazer o que estou fazendo agora: uma postagem no Blog!
Com esse texto foi assim, e por isso aqui vai um trecho com orientações que eu chamaria de 
"Primeiros Passos".

***

É importante estabelecer relações mais positivas, estreitas e significativas entre o adulto e a criança. Sendo assim, seguem algumas dicas que podem auxiliar neste processo.

Fazer sentido do espaço e do tempo. Dê um mundo previsível e estruturado, para uma maior organização interna do que está por vir. Assim procure:

  • Estruturar o ambiente físico minimizando os elementos que provocam distrações.
  • Estabelecer um lugar para cada coisa e um lugar para cada atividade.
  • Enfatizar as fronteiras ou diferenças entre os espaços distintos (e sua relação com os objetos)
  • Usar marcadores (símbolos) relevantes e significativos. (Ex.: a chave do carro pode ser o marcador de que é hora de passear)
  • Use o símbolo, também, indicando as funções de cada ambiente físico-diferencial, atividade ou tarefa ("Para quê?" / "para quem?"). 

Fonte: Asociación Autismo Almería

www.autismoalmeria.org

Adaptação: Priscila Felix – Fonoaudióloga (2014)