5 de abril de 2015

Estimulação da linguagem com brinquedos

Não é raro alguém me perguntar quais são os brinquedos mais apropriados para a idade da criança e quais são os brinquedos que mais estimulam linguagem.
Descobrir quais são brinquedos mais apropriados para idade é moleza. Há inúmeras listas aqui na internet, e ao pesquisar sobre as fases do desenvolvimento você facilmente pode relacionar os brinquedos a elas ao dar uma voltinha na loja de brinquedos.
Agora, responder quais os brinquedos que mais estimulam a linguagem preciso explicar mais um pouquinho.
Então vamos às dicas:
Comece pensando que os brinquedos são ferramentas valiosas, mas apenas ferramentas. O uso que se faz dele é o que realmente é chamado de estímulo. Assim, uma brincadeira que estimula é aquela realizada em conjunto, direcionada e não sozinha.
O adulto precisa ter em mente que ele é fundamental no aprendizado. A interação motiva e faz com que a criança aprenda por observação e por estar sendo constantemente desafiada. Brincar sozinho é bom por um lado, mas por outro é apenas  se entreter,  aprimorar o que já se sabe e fazer pequenas descobertas. Brincar junto é descobrir o mundo!
As vezes o brinquedo é óbvio e não chama tanta atenção da criança. Já o que você propõe nunca cai na mesmice, é muito mais divertido, fantasioso e surpreendente! A criança sabe que menos é mais e que ela terá grandes oportunidades ao estar com vc. Não é raro observar que a criança pode ganhar um brinquedo “show” e no final se divertir mais com a caixa.
Quando a criança brinca a gente já sabe que ela busca fazer relações entre os objetos experimentando novidades. E por isso eu pergunto: Por que o tal cesto de brinquedos que mistura tudo no mesmo lugar???
A criança vai espalhar aquilo tudo... vai mexer em um e outro, vai procurar não-sei-o-quê no meio daquela confusão e no final das contas o controle remoto da TV será mais divertido. É ou não é?
Bom o que fazer então?
A linguagem ela se organiza semanticamente, ou seja, ela faz relações com tudo. Se eu disser  “praia”, vc vai lembrar de muitas coisas relacionadas a isso. Quando alguém diz algo, vc se lembra de outra coisa por fazer uma relação. Ou seja, a gente sempre busca fazer relações, dar sentido ao que está ao nosso redor. As crianças estão aprendendo estas relações, por isso não deixe que os estímulos ao redor estejam bagunçados.
O ideal é separar os brinquedos por categorias. Use as prateleiras, gavetas, caixas, cestos e toda a mobília para ajudar nesta separação.
Por exemplo, numa caixa vc pode colocar toda a categoria que envolve carros: posto de gasolina, pista, cones, automóveis, motos e etc. E, se é uma categoria,  por que não juntar outros meios de transportes como avião e bicicleta, carroça?
Assim quando a criança pegar um brinquedos naquela caixa, há maiores chances de estabelecer relação entre eles. Quando se tem um cesto de brinquedos, nem sempre ela acha aquilo que pode se relacionar. Desta forma, a brincadeira fica mais exploratória, utilizando objetos individualmente sem estabelecer as relações semânticas que tanto auxiliam na linguagem.
Caixa de brinquedos de cozinha, de fazenda, de brinquedos sonoros etc. Dá trabalho no início para o adulto mas aos poucos a criança vai se organizar!
O adulto deve encorajar a criança a brincar com aquela categoria e depois guardar. Ela pode até pegar mais de uma caixa de uma vez, desde que ela mesma separe tudo novamente. Guardar nos locais apropriados ajuda na organização semântica.
Para auxiliar neste processo, você pode colocar fotos, ou figuras representativas de cada categoria na frente das caixas ou gavetas. Isso pode auxiliar as crianças a se guiarem tanto para pedir o que querem quanto para guardar.
Com o passar do tempo você vai ver o quão diversificado vai ficar a brincadeira, o quão organizada e cheia de estímulos ela será.
Até você vai se animar a sentar no chão e brincar junto, pois será muito mais interessante!
Faça a arrumação e depois me conte como foi!