26 de junho de 2010

Disgrafia

Foi publicada a matéria "Estudantes com disgrafia têm rendimento afetado", na internet (ver site abaixo) com boas informações. Segue um resumo da matéria: Garranchos no papel, escrita além da margem do caderno e dificuldade para escrever podem ser indicadores de um distúrbio da aprendizagem denominado Disgrafia. O problema é melhor identificado em crianças de 9 a 10 anos e atinge uma média de 4% da população com Transtorno de Aprendizagem. Grande parte dos disgráficos apresentam baixo rendimento escolar e são considerados desatentos ou desleixados pelos pais ou professores.

Os especialistas consideram como principais características da disgrafia: * Dificuldade para escrever; * Escrita marcada por junção de letras maiúsculas e minúscula; * Mistura de letra de forma e cursiva; * Letras muito juntas ou incompletas; * Dificuldade ou lentidão para realizar cópias; * Falta de respeito à margem do caderno; * Emprego de muita força na mão no momento da escrita que comprometem a caligrafia.

“Quando há esses indícios, é importante que se busque a intervenção o mais precocemente possível de modo a amenizar o problema da caligrafia”, afirmou Sônia das Dores Rodrigues, doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora do Laboratório de Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem e Transtornos da Atenção (Disapre) da Unicamp.

A disgrafia pode ser adquirida por lesão ou ser resultado de uma disfunção no Sistema Nervoso Central (SNC). Para alguns especialistas, enquanto a lesão resulta em perda de habilidades anteriormente adquiridas, a disfunção resulta no desenvolvimento anormal da habilidade de escrever. “A disgrafia de enfoque funcional começa a ter maior consistência a partir do início da escolarização. A habilidade de escrita vai ficando abaixo do nível esperado para a idade cronológica”, afirmou a neuropsicóloga e coordenadora do Disapre, Sylvia Maria Ciasca. Segundo a pesquisadora, a disgrafia é o segundo maior transtorno da aprendizagem, perdendo apenas para a dislexia — a falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura. Sylvia Maria Ciasca, coordenadora do Disapre: disgrafia é o segundo maior transtorno de aprendizagem _________________________________________________ O texto na ítegra, pode ser encontrado na página: http://cosmo.uol.com.br/noticia/56300/2010-06-22/estudantes-com-disgrafia-tem-rendimento-afetado.html Adaptação: Priscila Felix Colaboração: Régis Panuche, seguidor do Blog

3 comentários:

  1. Olá Priscila,

    Este artigo é excelente, sempre que tiver algo novo lhe aviso.

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  2. Que bom Régis! Então espero novas notícias!
    ESte Blog é um espaço aberto às trocas!
    Obrigada por sua colaboração.

    Abraços
    Priscila

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  3. Parabéns, adorei a matéria.
    Estou fazendo um trabalho sobre disgrafia e esta materia foi excelente. Obrigada. Se tiver algo mais sobre o tema (disgrafia) pode me encaminhar!
    Obrigada.
    Abraços

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