21 de agosto de 2011

Estimule a fala e linguagem em desenvolvimento

Quando vc conversa com seu filho vc dá continuidade ao que ele diz ou vc espera que ele fale cada vez mais?
As primeiras palavras de uma criança surgem por volta de um ano de idade. São palavras isoladas mas que querem revelar muitas coisas.
Uma palavrinha como "neném", pode ser dita por vários motivos: mostrar, compartilhar um interesse, pedir um boneco... E é neste instante que os pais, muitas vezes, perdem a , oportunidade de estimular. Como?
Quando a criança fala a palavra geralmente o adulto confirma o que a criança falou e diz: "É!! O neném". Logo depois ele dá o boneco para a criança. Na esperança e empolgação de ver a criança pronunciar as pprimeiras palavras, o adulto pede para a criança repetir várias vezes o que ela disse e faz perguntas: "o que é isso" e acriança diz neném.
Eu entendo que o adulto atendeu um pedido ao entregar o boneco ou confirmou para a criança que ela foi entendida, ou demonsgtrou muiita alegria ao ver a criança falar. Isso tudo é muito importante!!! faça isso também, mas não só isso, ok?
É preciso expandir a conversa, somente repetir o que a criança diz não ensina novas palavras, não dá continuidade ao diálogo.
O diálogo é parte fundamental das interações sociais e comunicativas. Abrange o desenvolvimento de lingaugem, a construção de frases e o aumento de vocabulário.
A criança ainda fala pouco mas entende muita coisa, por isso os pais têm o papel de mostrar novas palavras que podem ser reproduzidas. Expanda o diálogo!
Aqui vão algumas dicas para expandir o diálogo:
Se a criança disse uma palavra é porque ela já sabe esta palavra. Não repita. Insira a palavra numa frase curta com alguma informação adicional. - Neném.

- É! O neném é da Ana.

... Diminua o número de perguntas do tipo "o que é isso?", quando criança já aprendeu a palavra. Comece a fazer perguntas simples usando a mesma palavra (que ela já sabe) ou dê comandos adicionando palavras novas (que ela deve apprender).

- Que bonito! Tira o neném da caixa!

...

Incentive o faz de conta, que é uma brincadeira que estimula linguagem e permite muito diálogo.

- Faça o neném dormir.

- Coloque o neném na cama.

...

Adicione palavras fáceis de repetir ou sons onomatopáicos.

- O neném ri. Hahaha

...

Trabalhe os turnos do diálogo (uma vez a criança e outra vc). Fale uma coisa de cada vez, permita respostas. Não dê várias informações ao mesmo tempo. A linguagem da criança está em construção e quando vc usa muitas palavras que a criança não conhece, a comunicação é rompida.

Se vc aumenta o que a criança compreende, vc dá muito mais possibilidades para que a criança se expresse.

Boa conversa!!!

6 comentários:

  1. Olá Priscila! Excelente as dicas para estimular e expandir o diálogo. PArabéns. Aproveito para divulgar o Cultura na rede que disponibiliza na íntegra o texto sobre o filme. Taare Zameen Par– Every Child is Special, com tradução de “Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial" é um filme de produção indiana e uma obra prima até então ator e produtor Aamir Khan, que no filme assume o papel do professor Ram Shankar Nikumbh.
    O filme é o relato da história de Ishaan Awasthi, um garoto de nove anos, disléxico, que é incompreendido pela escola e sofre pelo desconhecimento e abandono dos pais, que se preocupam apenas em torná-lo produtivo, competente para o trabalho e apto à concorrência.
    http://culturanateia.blogspot.com/2011/09/bela-sensivel-impactante.html
    Sua contribuição é importante. Deixe seu comentário nesta obra!
    Abraços
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia!
    Que bom que vc está sempre por aqui. É verdade, eu tenho que aparecer com mais frequencia também!!

    Beijos
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz!
    Obrigada por sua participação.

    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Olá Priscila, adorei seu blog, fiquei encantada com seu trabalho e muito feliz em poder ter informações tão preciosas.
    Já indiquei seu blog, estarei sempre por aqui,espero receber sua visita.....
    Seria possível você participar do meu Blog, postando seus conhecimentos fantásticos que vc possui? Nossa ficaria muito feliz!!
    Faça uma visitinha no meu blog,ou nosso:
    http://orientarpedagogos.blogspot.com/
    Mil bjs e aguardo sua resposta!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Viviane!

    Que bom que vc gostou do Blog, volte sempre aqui!
    Claro que vou visitar o seu Blog, será um prazer.

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir