2 de abril de 2013

A atuação fonoaudiológica no TDAH


Atuação do Fonoaudiólogo como intervenção complementar em crianças com TDAH em idade escolar:

 

O fonoaudiólogo é o profissional que atua na promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, intervenção e aperfeiçoamento da comunicação humana. Dentre as áreas de competência do fonoaudiólogo está o aprimoramento das habilidades de linguagem oral e escrita.

Sabe-se que a criança com TDAH pode apresentar dificuldades escolares devido a seus sintomas de desatenção e hiperatividade.

Em muitos casos, o tratamento do quadro exige intervenção complementar para minimizar problemas decorrentes destes sintomas primários. Por exemplo, para que a criança sele­cio­ne as informações rele­van­tes e igno­re os estí­mu­los menos impor­tan­tes durante a leitura de um texto, é necessário direcionar con­si­de­rá­vel quan­ti­da­de de atenção a esta tarefa. Um dos principais sintomas do TDAH, a desatenção, pode ser prejudicial aos processos de compreensão de texto o que, consequentemente, limita o aprendizado que está vinculado ao material escrito.

Além disso, a atuação do fonoaudiólogo pode auxiliar as habilidades de comunicação oral que podem igualmente estar prejudicadas em pessoas com TDAH. Essas dificuldades de comunicação são em geral ignoradas quando se pensa no tratamento e acompanhamento destas crianças. Há algumas evidências científicas de que as dificuldades de planejamento e monitoramento exigidas no processo de compreensão oral estão prejudicadas.

Considerando, ainda, que segundo dados da Associação Brasileira de Dislexia 50% das pessoas com TDAH apresentam comorbidade com Dislexia, a ABDA entende que deve ampliar o quadro de profissionais envolvidos no acompanhamento integral e multidisciplinar do TDAH em idade escolar, incluindo a importante participação e atuação do fonoaudiólogo.

Fonte: ABDA

5 comentários:

  1. Descobri seu blog hoje. Já o coloquei como " favorito ". Parabéns! E vou divulgá-lo no Face.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho e confiança!
    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Minha namorada estuda Fonoaudiologia e gostou muito deste site, realmente o conteudo é muito bom!!

    Valeo!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Que bom que vc gostou! Acho que vc está aprendendo fonoaudiologia com ela! rsrs
    Volte sempre aqui!
    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir
  5. Claro, Caroline!
    Vou visitar seu blog agora!
    Abs,
    Priscila

    ResponderExcluir