17 de julho de 2015

Orientação é terapia também

Em meu consultório, eu priorizo a orientação à familia, tanto quanto a realização da sessão de terapia propriamente dita.
Não há como desvincular a terapia da orientação. A orientação deve ser uma extensão do que é feito em sala com a criança, um meio de continuar o estímulo correto. Se a família se engaja no processo terapêutico e segue o que é proposto, a criança se torna muito mais estimulada e consegue generalizar o que foi aprendido para as situações cotidianas muito mais facilmente.
O objetivo de qualquer tratamento deve ser este: melhorar a vida da criança!
Por este motivo não consigo compreender como existem profissionais que não privilegiam a orientação aos pais e querem apenas realizar a sessão dentro do consultório e ponto final. Também não consigo entender como existem pais que delegam a função de estimular, apenas aos profissionais e não se abrem para ouvir o que deve ser feito em casa.
Entendo que a relação terapeuta-paciente e a dinâmica de muitas famílias interferem nesse engajamento e nesta troca contínua, mas a palavra de ordem é EQUIPE. Não só os profissionais mas a família também faz parte da equipe.
Convido a todos os familiares a procurarem realizar as orientações sugeridas. convido a trocarem informações com os profissionais dando-lhes mais informações do cotidiano da criança. A criança passa mais tempo com vocês. Os pais não precisam saber tudo de um determinado quadro clínico, mas devem saber tudo sobre seu próprio filho.
Convido todos os profissionais a perguntarem mais e não se conformarem apenas com o que lhe é contado. Os pais não são obrigados a saber o que é ou não relevante para o profissional saber, mas se você perguntar eles poderão receber mais do seu conhecimento.
Abram-se!
Todas as situações podem ser passíveis de uma orientação, é só querer dar e receber.

Um comentário:

  1. Olá!

    Gostaria de obter algumas informações sobre suas palestras/capacitações. Você tem outro email para contato? Pois te mandei email e você não respondeu.
    Abraço,

    Nídia

    ResponderExcluir