5 de fevereiro de 2010
Consciência Fonológica
Ao realizar programas de Consciência Fonológica nas Escolas, é comum ouvir perguntas dos pais em relação ao conceito e os benefícios desta habilidade metalingüistica para a criança.
Por isso, procurei explicar aqui no blog as dúvidas mais frequentes e de uma forma bem simples.
O que é Consciência Fonológica ?
A consciência fonológica é a habilidade de perceber os sons da fala, independentemente dos seus significados. Envolve a manipulação auditiva e oral dos sons.
Como é o treino das habilidades de Consciência Fonológica ?
Através de atividades direcionadas e específicas. Todas as atividades são feitas de forma lúdica e, a criança geralmente interage e participa ativamente. Elas aprendem a perceber sons de rima, dividir palavras em unidades menores, identificar palavras isoladas, mexer na ordem dos sons formando novas seqüências, e consequentemente, perceber que sons falados podem ser escritos e vice-versa. O que parece ser óbvio para leitores proficientes, é um grande motivo de estimulação para crianças que ainda vão aprender a ler.
Por que realizar atividades de Consciência Fonológica com as crianças ?
Antes da compreensão do princípio alfabético, as crianças devem entender que aqueles sons associados às letras são os mesmos sons da fala. As atividades têm como objetivo criar uma ponte entre a linguagem oral e a escrita, tornando a leitura e escrita mais fácil e produtiva.
Qual a importância da Consciência Fonológica para a Educação Infantil ?
A instrução explícita das habilidades de Consciência Fonológica é muito eficaz em promover os passos iniciais da leitura. O treinamento da consciência fonológica é benéfico para os leitores iniciantes, começando aos 4 anos de idade. Como já foi dito anteriormente, a leitura e a escrita criativa, se torna mais fácil e produtiva, e por isso as atividades de Consciência Fonológica, tem caráter preventivo.
Como inserir a Consciência Fonológica na Educação Infantil ?
Através de atividades de escuta, atenção auditiva, percepção e manipulação dos sons. As atividades devem ser lúdicas para favorecer a interação e a motivação da criança. O fonoaudiólogo desenvolve atividades e instruções cuidadosamente planejadas, e orienta o professor em relação a aplicação das mesmas em sala de aula. O ensino da Consciência Fonológica deve ser apropriado à idade. Os níveis de Consciência Fonológica que serão trabalhados, serão determinados pelo fonoaudiólogo. Cabe ao professor, incluir as atividades em sua prática diária, observar as respostas para trocar informações com o fonoaudiólogo e incentivá-las de forma lúdica.
Como trabalhar a Consciência Fonológica em casa ?
Diferentes formas lingüísticas, as quais a criança é exposta dentro de uma cultura, vão formando sua Consciência Fonológica, entre elas destacamos: as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas e os jogos orais. Dê preferência aos livros com rimas, explore a percepção de sons engraçados, incentive a atenção auditiva aos sons do ambiente.
Como saber se o meu filho está se beneficiando com o treino da Consciência Fonológica ?
As crianças começam geralmente a exibir o início da sua consciência fonológica quando demonstram que apreciam as rimas e as aliterações (sons parecidos em palavras diferentes). Para muitas crianças, isto começa muito cedo durante o desenvolvimento de sua fala e é facilitado pela leitura dos livros apropriados e atividades envolvendo as habilidades auditivas.
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