9 de fevereiro de 2010
Dicas: TDAH em casa
DICAS PARA LIDAR COM CRIANÇAS DESATENTAS E HIPERATIVAS EM CASA
1. Sente-se com a criança a sós e peça sua opinião sobre o que precisa ser feito para melhorar o seu comportamento. Ele freqüentemente terá sugestões valiosas.
2. Crie um caderno ou agenda “casa-escola-casa”. Isso é fundamental para melhorar a comunicação entre pais e professores.
3. As ordens devem ser breves e claras. Use uma linguagem adequada para o nível de desenvolvimento da criança. Evite ordens muito longas.
4. Caso seja extremamente necessário dar ordens longas, use o apoio da escrita. Bilhetes com o que se deve fazer lembrarão a criança dos detalhes que ela pode, eventualmente esquecer.
5. Avalie as tarefas executadas pela qualidade. O importante é o que foi pedido esteja sendo realizado.
6. Durante a realização dos deveres de casa, afaste a criança do que a distrai. Prepare um local de estudos adequado dentro de uma rotina previamente estabelecida. Organize a criança.
7. Evite falar de costas com a criança, fique no mesmo plano físico mantendo sempre o contato visual. Procure chamar a atenção dela antes de começar a falar.
8. Repita as ordens e instruções que foram dadas.
9. Peça para a criança repetir as ordens dadas, certificando-se de que ela memorizou e compreendeu toda a mensagem.
10. Não peça nada para a criança gritando de outro cômodo da casa. Fale perto dela e calmamente.
11. Leia os textos escolares após a criança e de forma coloquial converse com ela a respeito do conteúdo, pontuando os pontos principais.
12. Sempre que possível estimule a memória em situações cotidianas. Se você pediu para a criança apagar a luz depois de sair da sala e ela esqueceu, não cobre. Apenas diga: Eu te pedi um favor há alguns minutos... você lembra o que era ?
Reuni estas dicas ao longo de várias leituras, por isso não cito bibliografias pois este guia de orientação foi montado com o tempo. Uso com freequencia no meu consultório com os pais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Priscila,
ResponderExcluirAdorei o artigo são boas orientações para levar á escola.
obrigado!
Francisco
Que bom Francisco!
ResponderExcluirTenho outras orientações direcionadas à Escola, em breve, farei uma nova postagem com este assunto.
Abraços
Priscila