14 de março de 2010

Compreensão de Linguagem: 1 / 2 anos

A Compreensão da Linguagem na criança, aparece muito antes da expressão da linguagem de forma convencional. Em crianças pequenas, podemos observar algumas emissões de sílabas combinadas, durante o balbucio 7/8 meses e jargões por volta de 10, 11 meses de idade, mas estas emissões não têm tanto significado. Não são propriamente palavras convencionais, mas sim palavras próprias. Quando as palavras convencionais começam a aparecer, por volta de 1 ano de idade, é porque a compreensão já está muito desenvolvida e com bases importantes. Com 1 ano a criança já demonstra a compreensão de várias coisas, como: · O próprio nome. · Instruções simples como: pega, dá, não (acompanhadas de gestos). · Perguntas simples, dando respostas não verbais. Ex.: negação, aceitação etc... · Sentimentos como: carinho, zanga, alegria etc. De 1 a 2 anos, a criança começa a compreender uma série de sentenças ditas por nós, inclusive as mais longas e até algumas palavras não tão usuais. Dentre as características de compreensão, podemos citar: · Entende quando dizemos “mais”, “quer”, “acabou”, “foi embora”. · É capaz de dar ou mostrar algo a pedido. · Entende 2 ordens simples (sem estarem acompanhadas de gestos indicativos). · Mostra, a pedido, algumas partes do corpo em si e no outro. · Aponta para objetos quando lhe dizemos o nome. · Compartilha mais com outra criança, objetos e alimentos quando lhe solicitamos. As relações sociais da criança ficam mais amplas, nesta época, e ela está a cada dia mais curiosa. Para favorecer o desenvolvimento da compreensão da criança, aqui vai algumas dicas: · Incentive-a a atender ordens a seu pedido. · Brinque bastante em frente ao espelho. · Utilize frases curtas e gramaticalmente fáceis. · Dê preferência às frases no tempo presente. · Incentive o brincar de faz-de-conta. Referência Bibliográfica: Williams, L.C.A. & Aiello, A.L.R. O Inventário Portage Operacinalizado: Intervenção com famílias. Editora Memnon, 2001.

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