A Compreensão da Linguagem na criança, aparece muito antes da expressão da linguagem de forma convencional.
Em crianças pequenas, podemos observar algumas emissões de sílabas combinadas, durante o balbucio 7/8 meses e jargões por volta de 10, 11 meses de idade, mas estas emissões não têm tanto significado. Não são propriamente palavras convencionais, mas sim palavras próprias.
Quando as palavras convencionais começam a aparecer, por volta de 1 ano de idade, é porque a compreensão já está muito desenvolvida e com bases importantes.
Com 1 ano a criança já demonstra a compreensão de várias coisas, como:
· O próprio nome.
· Instruções simples como: pega, dá, não (acompanhadas de gestos).
· Perguntas simples, dando respostas não verbais. Ex.: negação, aceitação etc...
· Sentimentos como: carinho, zanga, alegria etc.
De 1 a 2 anos, a criança começa a compreender uma série de sentenças ditas por nós, inclusive as mais longas e até algumas palavras não tão usuais. Dentre as características de compreensão, podemos citar:
· Entende quando dizemos “mais”, “quer”, “acabou”, “foi embora”.
· É capaz de dar ou mostrar algo a pedido.
· Entende 2 ordens simples (sem estarem acompanhadas de gestos indicativos).
· Mostra, a pedido, algumas partes do corpo em si e no outro.
· Aponta para objetos quando lhe dizemos o nome.
· Compartilha mais com outra criança, objetos e alimentos quando lhe solicitamos.
As relações sociais da criança ficam mais amplas, nesta época, e ela está a cada dia mais curiosa.
Para favorecer o desenvolvimento da compreensão da criança, aqui vai algumas dicas:
· Incentive-a a atender ordens a seu pedido.
· Brinque bastante em frente ao espelho.
· Utilize frases curtas e gramaticalmente fáceis.
· Dê preferência às frases no tempo presente.
· Incentive o brincar de faz-de-conta.
Referência Bibliográfica:
Williams, L.C.A. & Aiello, A.L.R. O Inventário Portage Operacinalizado: Intervenção com famílias. Editora Memnon, 2001.
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