21 de abril de 2010
A criança canhota
Idade e Fase de preferência manual:
Do nascimento ao 7° mês - Usam indiferentemente as mãos
7° ao 10° mês- Clara preferência pelo uso de uma das mãos
10° mês aos 2 anos - Usam indiferentemente as mãos
2 anos -Manifesta preferência manual
2 aos 6 anos - Podem aparecer fases curtas de variação
6 anos - A preferência está evidente.
A maioria das crianças não tem uma clara preferência manual antes dos dois anos. A partir dessa idade, já começam a manifestar uma tendência decisiva para uma das mãos; mas será a partir da entrada na educação infantil que a criança faz a escolha da lateralização definitiva. Neste momento, é importante respeitar a decisão da criança, mesmo que ela escolha a mão esquerda.
Os pais devem aceitar o fato de a criança ser canhota e não tentar modificá-la. A mão dominante é dirigida pela área do cérebro que também controla a fala, a escrita e a leitura. Uma interferência no processo, pode acarretar problemas de fala, além de dificultar a leitura e a escrita. Além disso a criança pode ficar confusa, frustrada e ansiosa. Ao invés de critica-la ou corrigi-la, os pais devem ajuda-la.
A aprendizagem da escrita pode ser difícil para os canhotos, pois a mão esquerda, ao deslocar-se através do papel, tampa e por vezes borra as palavras acabadas de escrever.
Dicas:
Dê à criança um lápis que não borre e ensine-a a segurar o lápis afastada do ponto onde encontra o papel para que veja o que está escrevendo.
Quando a criança entrar na escola, informe os professores de que ela é canhota.
À mesa, disponha os pratos e os talheres do modo mais conveniente para ela. As ferramentas e os instrumentos domésticos são, talvez, as coisas que causam mais problemas aos canhotos, mas cada vez mais aparecem instrumentos para que a mão esquerda seja usada, como, por exemplo, tesouras, abridores de lata, descascadores de legumes tesouras de podar.
A criança canhota tem que se contorcer para usar o caderno, e no momento da alfabetização é uma preocupação a mais que ela encontra, caso contrário, não enxergará o que está escrevendo uma vez que a mão esquerda tampa o que foi escrito. Isto ocorre porque a escrita ocorre da esquerda para a direita.
Material escolar é um problema para canhotos:
A espiral atrapalha o punho, réguas têm a numeração da esquerda para direita (para canhotos o mais fácil é traçar uma linha no sentido contrário)
As tesouras impedem que vejam a linha sendo cortada. Pode parecer bobagem, mas não é nada fácil para uma criança canhota usar uma tesoura ou sentar-se numa carteira escolar convencional.
Esses objetos, como muitos outros (abridores de lata, instrumentos musicais de corda, baralhos, relógios) foram desenhados para ser usados por destros.
Cinco formas de facilitar a vida do canhoto
1 - Se você notou que seu filho pequeno tem tendência a ser canhoto, avise a escola para que os educadores o ajudem nessa descoberta.
2 - Caso a criança esteja sendo alfabetizada, converse com a escola para que seja providenciada uma carteira adequada.
3 - Não "corrija" a criança mudando os objetos da mão esquerda para a direita. Senão ela pode ter dificuldade de aprendizado.
4 - Mesmo com poucas ofertas, compre o que for desenvolvido para ele. Alguns cuidados melhoram o desempenho escolar dessa garotada.
5 - Para manter bem a autoestima do filho, invente histórias de reis, rainhas, heróis e heroínas canhotos.
Fonte:www.mundocanhoto.com.br,revistacrescer.com
Postado por JOHANNA TERAPEUTA OCUPACIONAL
http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
sou professora.trabalho com as series inicias.na minha turma tem um aluno q e canhoto.gostaria de saber como trabalhar com essa criança,pois ela tem muita dificuldade na aprendizagem da escrita.
ResponderExcluir