12 de abril de 2010

A criança TDAH na Escola

A criança desatenta e hiperativa na Escola, pode apresentar uma série "sinais", fruto dos sintomas maiores que caracterizam o quadro de TDAH. Dentre eles, podemos observar: Não copia frases completas do quadro negro. Esquece sinais gráficos. Muitas manchas de borracha no caderno. Escreve com força, ao utilizar o lápis. Não pinga o “i” e não corta o “t”. Escreve a mesma palavra com grafias diferentes no mesmo texto. Ao fazer contas não presta atenção nos sinais. Trabalho escolar confuso e desorganizado. Desorganização para escrever e fazer anotações no caderno. Perde folhas, copia a matéria no local errado. Exemplo: escreve o conteúdo de história no caderno de português. Material mal cuidado. Perde objetos e materiais. Não acha os seus pertences na mochila. Pede muito para sair da sala. Dificuldades com horários ou troca de salas durante o período de aula. Exemplo: demora para voltar do recreio ou demora para chegar ao laboratório pois vai em outro lugar primeiro. Pede repetição do que foi dito com freqüência. Alteração no ritmo da fala. Dificuldade na estruturação de sentenças, inclusive orais. Demora a cumprir as tarefas propostas. Participa pouco de tarefas tradicionais. Impulsividade nos diálogos – dificuldades com turnos. Pouco ou nenhum uso de estratégias facilitadoras para o seu aprendizado. Cai e se machuca com frequencia. Fala bastante no caso de hiperativo. Ou fala muito pouco, no caso do desatento. _____________________________________________ Esta postagem tem como intuito descrever alguns sinais, sem esquecer que cada criança é única e que o quadro apresentado é individual e muito variável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário