6 de julho de 2010

Troca de letras parecidas

Uma das trocas que pode ocorrer na criança, principalmente durante o processo de alfabetização, é a troca de letras parecidas na escrita. Como o próprio nome já diz, consiste nas trocas de letras com o traçado visualmente semelhante. Na alfabetização, com o aprendizado de muitas letras e seus sons, estas trocas podem aparecer com uma frequencia maior, mas tendem a desaparecer logo. Para se ter uma idéia, a partir da 1a Série/ 2o Ano, essa característica é cada vez mais rara, com uma incidência menor que 1% (segundo Zorzi, 1998) em relação a outros erros ortográficos. Por isso, quando tais trocas persistirem na escrita da criança , é o caso de uma avaliação mais detalhada. Além disso, se esta troca estiver presente também na leitura, há uma dificuldade ainda maior. Em casos de Dislexia, é comum aparecerem as trocas de letras parecidas, tanto na escrita quanto na leitura. As confusões mais comuns envolvem os grupos abaixo: f t p q b d m n n h c o o a (letra script) e c i j n r v u t l b h Dígrafos: ch lh nh ____________________________________________ Bibliografia: Zorzi, J. L. Aprender a Escrever - Editora Artes Médicas, 1998.

8 comentários:

  1. Olá, Priscila,

    Estou te seguindo.
    É sempre bom discutir idéias e divulgar informações sobre a Fonoaudiologia.
    Sou Fonoaudióloga e atuo em Salvador, estarei sempre por aqui!!

    Sempre que puder, visite o meu blog também: http://fonoaudiologiaempauta.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luanda!

    Que bom receber sua visita.
    Também gosto de discutir idéias!
    Também gostei do seu Blog!

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Olá Prisicila,achei seu pelo da APADEM,tenho uma filha autista por isso estava por lá,e lendo me interessei pela dislexia e por acaso todos os sintomas se parecem com sintomas de meu outro filho que tem 7 anos e está muito dificil sua alfabetização,ele começou a falar com 5 anos e hj ele troca muitas letras,gostaria de uma ajuda onde posso procurar uma avaliação pra ele,fiquei mto preocupada.Parabéns pelo seu blog,um abraço,Bruna Sathler.

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna!

    O seu filho deve passar por uma avaliação fonoaudiológica já que vc tem a suspeita de distúrbios na aprendizagem e ele está demonstrando dificuldades na alfabetização.
    Não deixe passar muito tempo, a hora de procurar ajuda é agora!
    Procure um fonoaudiólogo que atua nesta área.
    De onde vc é?

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir
  5. ~Priscila sou do Rio,ele já faz fono mas tá mto demorado não vejo resultado,acho q falta experiência pra fono dele,se tiver uma indicação pra mim,melhor.Muito obrigada,fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Bruna,

    Nestes casos, o ideal é uma fonoaudióloga que trabalhe na área de Lingaugem.
    Procure saber mais sobre a formação de quem vc escolher. Certifique-se de que a pessoa trabalha com a Linguagem escrita e tem conhecimentos sobre os problemas correlatos que influenciam em todo o processo terapêutico, como: atenção, processamento auditivo etc...

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir
  7. Olá Priscila.O que você sugere para a criança que tem a língua presa e há trocas de letras somente na escrita?
    Aguardo resposta.
    Abraços, Carolina

    ResponderExcluir
  8. Carolina,
    O tratamento ideal com o fonoaudiólogo.
    É preciso avaliar a natureza das trocas de fala: fonética ou fonológica. Depois avaliar a aprendizagem da escrita.

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir