30 de outubro de 2011

Contar histórias para ajudar na expressão escrita

Além de ser sempre vinculada a um momento prazeroso e que desperta curiosidade, a contação de história pode auxiliar na expressão escrita.

Não é só ler que ajuda a criança a escrever, ouvir é fundamental.

Ao ouvir histórias lidas ou contadas por um adulto, a criança aprende a:

*Perceber a oralidade.

*Entender organização temporal de acontecimentos.

*Acostumar-se com um modelo de comunicação com coerência.

*Compreender que fatos podem ser registrados.

*Ter capacidade dedutiva.

*Obter prazer pela prática da leitura e/ou estudos.

*Identificar conceitos e temas principais de um texto.

*Aumentar o vocabulário.

*Sintetizar idéias a partir das vivências com diferentes títulos dos textos.

*Aprimorar os gostos e preferências literárias.

*Associar o conteúdo escrito com dramatizações.

*Compreender que expressões faciais de quem conta a história, estão representadas por sinais de pontuação.

*Entender o intuito do autor mais facilmente.

*Vivenciar o real e o imaginário.

*Assimilar os conceitos de parágrafos, com as pausas feitas durante a história.

Não se limite apenas à história, aproveite o momento e seja criativo!

2 comentários:

  1. Oi, Priscila! Gostei muito desse artigo. Em uma época da minha vida trabalhei em casa, com reforço escolar. Contava sempre histórias para meus alunos e depois de um tempo fazia a leitura conjunta. Depois conversava com eles sobre a história, o que desenvolvia muito a expressão oral e o raciocínio lógico. Observei um desenvolvimento real e as mães sempre elogiavam meu trabalho.
    Um Abç.

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    1. Olá Quezia!
      Obrigada por compartilhar sua experiência aqui!
      Abraços
      Priscila

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