Além de ser sempre vinculada a um momento prazeroso e que desperta curiosidade, a contação de história pode auxiliar na expressão escrita.
Não é só ler que ajuda a criança a escrever, ouvir é fundamental.
Ao ouvir histórias lidas ou contadas por um adulto, a criança aprende a:
*Perceber a oralidade.
*Entender organização temporal de acontecimentos.
*Acostumar-se com um modelo de comunicação com coerência.
*Compreender que fatos podem ser registrados.
*Ter capacidade dedutiva.
*Obter prazer pela prática da leitura e/ou estudos.
*Identificar conceitos e temas principais de um texto.
*Aumentar o vocabulário.
*Sintetizar idéias a partir das vivências com diferentes títulos dos textos.
*Aprimorar os gostos e preferências literárias.
*Associar o conteúdo escrito com dramatizações.
*Compreender que expressões faciais de quem conta a história, estão representadas por sinais de pontuação.
*Entender o intuito do autor mais facilmente.
*Vivenciar o real e o imaginário.
*Assimilar os conceitos de parágrafos, com as pausas feitas durante a história.
Não se limite apenas à história, aproveite o momento e seja criativo!
Oi, Priscila! Gostei muito desse artigo. Em uma época da minha vida trabalhei em casa, com reforço escolar. Contava sempre histórias para meus alunos e depois de um tempo fazia a leitura conjunta. Depois conversava com eles sobre a história, o que desenvolvia muito a expressão oral e o raciocínio lógico. Observei um desenvolvimento real e as mães sempre elogiavam meu trabalho.
ResponderExcluirUm Abç.
Olá Quezia!
ExcluirObrigada por compartilhar sua experiência aqui!
Abraços
Priscila