12 de novembro de 2011

Atividade para a noção de parágrafo

O parágrafo não é simples de ser entendido. A criança desenvolve esta percepção a partir de uma organização de idéias. Muitas crianças com distúrbios de leitura e escrita se "perdem" na hora de fazer esta divisão numa produção de texto.
Para facilitar a criança, diga a ela que o texto é como uma casa. A casa é dividida em cômodos e o texto é dividido em parágrafos. É como se cada cômodo da casa fosse uma parágrafo. Brinque com a criança dizendo que cada coisa tem o seu lugar na casa, e para escrever é a mesma coisa.... cada assunto tem o seu lugar no texto. O fogão fica na cozinha e não pode ficar no quarto!! Essa explicação é uma forma divertida e lúdica de introduzir o assunto "parágrafo" na criança.
Sugestão de atividade com os seguintes objetivos:
- noção de parágrafo na criança.
- percepção da ordem de acontecimento dos fatos.
- sequenciação coerrente.
- organização.
1. Conte uma história curta, e explore a história oralmente com a criança.
2. Pegue um fato da história e pergunte se ele aconteceu antes ou depois de outro.
Exemplo: A menina da história ficou gripada antes ou depois de conhecer o coelho peralta?
3. pegue uma folha em branco e divida-a com linhas, em quadrinhos. Peça a criança para desenhar a história que ouviu, como se fosse uma história em quadrinhos, colocando as seuquencias de cenas/ acontecimentos. Você pode dividir a folha em quantas partes você achar adequado para o texto que foi escolhido.
Segue um exemplo que eu fiz com uma criança.
Desenho que a criança fez a partir da história.
Usei o livro: "A nuvem" de Lúcia Pimentel Góes.

3 comentários:

  1. Uma ideia muito boa, grata por a compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. tenho um filho com tdah.o neurologista diz que ele tem alem do tdah, dislexia tambem.a fonodiologa que atende meu filho,disse que não tem possibilidade de uma criança ter tdah e dislexia.tô tão confuza cheguei até me desesperar na escola do meu filho.voçe pode me ajudar,afinal uma criança pode te tdah e dislexia ou não...desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Dicas muito legais Priscila!!!Vou usá-las! Bjus Lo

    ResponderExcluir