13 de fevereiro de 2014

Autismo: Orientações I


Meu computador tem de tudo, e às vezes encontro uns textos na internet gravo aqui e deixo para ler depois, ou separo para preparar um material de orientação aos pais ou até mesmo para fazer o que estou fazendo agora: uma postagem no Blog!
Com esse texto foi assim, e por isso aqui vai um trecho com orientações que eu chamaria de 
"Primeiros Passos".

***

É importante estabelecer relações mais positivas, estreitas e significativas entre o adulto e a criança. Sendo assim, seguem algumas dicas que podem auxiliar neste processo.

Fazer sentido do espaço e do tempo. Dê um mundo previsível e estruturado, para uma maior organização interna do que está por vir. Assim procure:

  • Estruturar o ambiente físico minimizando os elementos que provocam distrações.
  • Estabelecer um lugar para cada coisa e um lugar para cada atividade.
  • Enfatizar as fronteiras ou diferenças entre os espaços distintos (e sua relação com os objetos)
  • Usar marcadores (símbolos) relevantes e significativos. (Ex.: a chave do carro pode ser o marcador de que é hora de passear)
  • Use o símbolo, também, indicando as funções de cada ambiente físico-diferencial, atividade ou tarefa ("Para quê?" / "para quem?"). 

Fonte: Asociación Autismo Almería

www.autismoalmeria.org

Adaptação: Priscila Felix – Fonoaudióloga (2014)

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