25 de fevereiro de 2014

Inclusão em casa

Acredito que a inclusão deva ser natural. Se vc conhece as limitações da criança, certamente vc também conhece o que ela sabe fazer e assim, como consequencia, sabe o que deve propor para ela numa tentativa de incluí-la.

Incluir em casa, nas tarefas do dia-a-dia, auxilia na convivência, faz com que todos se comuniquem mais, melhora a imitação, leitura de contexto e principalmente torna os comportamentos aprendidos em comportamentos ÚTEIS  e FUNCIONAIS.

Neste post, também proponho uma reflexão: Será que vcs (pais) não estão fazendo coisas demais pela a criança? Vc não precisa fazer tudo pela criança, algumas coisas ela deve fazer sozinha, com autonomia, certo? Dou um exemplo:
Se a criança está fazendo atividades com a TO de coordenação motora fina, que tal deixá-la colocar o canudinho na lata de refrigerante?
Se acriança está aprendendo o vocabulário das partes do corpo, que tal dar o guardanapo durante as refeições pedindo para ela limpar a boquinha?

Então, proponho aqui uma troca de idéias.
Vamos sugerir tarefas fáceis e simples do dia-a-dia para incluir as nossas crianças na rotina da casa. Transformar aprendizados em comportamentos funcionais.

Vamos lá, não guarde as suas dicas para você! Compartilhe! Dê a sua dica aqui no Blog! Pense no que vc costuma fazer com sua criança, ou pense no que seria fácil para várias outras crianças fazerem também.

As crianças vão se beneficiar muito!!
Eu vou começar!


  1. Regar as plantas.
  2. Acender a luz.
  3. Misturar o achocolatado no copo.
  4. Estender a mão para colocar o shampoo.
  5. Guardar a roupa suja no cesto.
  6. Jogar algo no lixo.
  7. Ligar a televisão.
  8. Enfiar o canudinho na lata de suco.
  9. Limpar a boca com guardanapo.
  10. Carregar uma sacolinha leve do mercado.
  11. (escreva aqui a sua dica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário