Tempo livre para brincadeiras deve
fazer parte da rotina das crianças
Diferente de ter a agenda lotada de
atividades, as crianças devem ter tempo para brincar. Esse momento é muito
importante, pois com as brincadeiras, os pequenos aprendem a coordenar seus
movimentos, a lidar com os anseios e ainda têm a imaginação estimulada.
As brincadeiras devem respeitar a
faixa de desenvolvimento e o ritmo de amadurecimento de cada criança e, acima
de tudo, ser uma experiência prazerosa.
Preocupados em estimular o
desenvolvimento da coordenação motora, muitos pais enchem a agenda dos filhos
com atividades como a natação, balé e judô. Essas aulas são mais benéficas se
tiverem o intuito de fazer as crianças brincarem, sem a intenção de treiná-las
para competições. Os avanços nas atividades podem ocorrer por volta dos seis
anos de idade e à medida que a criança apresentar mais capacidade e desenvoltura.
TELEVISÃO DESLIGADA, IMAGINAÇÃO SOLTA
!
Controlar o tempo que a criança fica
em frente à televisão e oferecer outras alternativas de brincadeiras e
passatempos pode ser uma oportunidade para ela usar a imaginação. Confira
algumas dicas do que propor à criança quando a televisão estiver desligada :
- Ler ou apenas manusear livros
apropriados para a idade dela;
- Brincar de inventar histórias;
- Oferecer brinquedos de montar e
desmontar, de diferentes formas, texturas e cores;
- Utilizar jogos de tabuleiro e
quebra-cabeças;
- Brincar com massinhas de modelar e
outros materiais que deem liberdade para inventar formas;
- Praticar atividades ao ar livre,
como pega-pega e brincadeiras com bola.
FONTE : UNIMED CAMPINAS
Meu tema do projeto final do curso normal foi exatamente esse: A importância do brincar na educação infantil. Na conclusão destacamos como o desenvolvimento cognitivo das crianças aumenta com um ato tão simples e agradável, não só para eles, mas para nós educadores e também para os familiares que interagem com os filhos, brincando. Vale a pena resgatar algumas " caretices".
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