13 de março de 2010

Evolução das estratégias de leitura

A leitura muitas vezes é testada apenas pela capaciadade que a criança tem de compreender o que foi lido. Na verdade, a qualidade da leitura pode nos evideciar uma série de estratégias utilizadas pela criança. E estas estratégias, quando identificadas, nos dão muitos dados sobre a aprendizagem.
Todas as crianças utilizam estas estratégias na aprendizagem da leitura. Em crianças com distúrbios na leitura, estas estratégias podem demorar para aparecerem ou podem se apresentar alteradas. Neste caso, é importante pesquisar a rota de leitura da criança e as características qualitativas que esta leitura apresenta.
Bom, neste post, vamos nos ater somente às estratégias de leitura, ok?
De forma resumida podemos citar as seguintes estratégias:
Estratégia Logográfica:
A criança reconhece as palavras por meio de pistas não alfabéticas. Usam o contexto, a cor da palara ou o formato para dizer o que está escrito (Um exemplo claro é o rótulo da coca-cola). Na ausência destas pistas, a criança não reconhece a palavra. Se vc muda uma letra ou outra da palavra mas mantém as pistas de cor e formato, a criança pode não perceber a mudança das letras.
Estratégia Fonológica:
A criança passa a identificar e analisar os componentes das palavras (letras) e com isso inicia uma correspondência entre som e letra, o que a permite ler. É o início do aprendizado da leitura, porém a criança só lê palavras regulares (CV - consoante/vogal) e simples.
Estratégia lexical:
Esta estratégia de leitura se desenvolve numa época em que a criança aprende a reconhecer partes de palavras, sem necessariamente ocorrer uma análise minunciosa de cada letra e seus sons. Assim, a leitura fica mais fluente e a compreensão completa do que foi lido é evidente.
É importante ressaltar:
"Quando uma nova estratégia se desenvolve a anterior não desaparece, mas sua aplicação e importância diminuem".
" O treino da Consciência Fonológica, propicia a correspondência entre som e letra, tornando a leitura mais fluente e consequentemente mais fácil de ser compreendida".
"A Consciência fonológica pode ser usada nas escolas para previnir problemas de leitura e escrita".
Referência Bibliográfica:
Capovilla, A.G.S & Capovilla, FC. Problemas de leitura e escrita - Como identificar, previnir e remediar numa abordagem fônica. Editora Memnon. 2004

2 comentários: