21 de março de 2010

Para refletir: O que é funcional?

Meu irmão mais velho, Daryl Tem 18 anos, é deficiente mental (QI 30-40) Está na escola há 12 anos Nunca esteve em nenhum outro ambiente Teve muitos anos de "instrução individual" Aprendeu muitas coisas ! Daryl consegue agora fazer muitas coisas que não sabia antes !
Consegue por 100 pinos em uma prancha com 95% de acerto. Mas, não fichas para comprar uma Coca
Consegue mostrar seu nariz, ombro, perna, pé e ouvido. Ainda está aprendendo braço e tornozelo. Mas não consegue assoar o nariz quando precisa.
Consegue fazer um quebra-cabeças do Mickey com 12 peças com 100% de correção, Colorir um coelhinho da Páscoa e ficar dentro das linhas. Mas, ele prefere música e nunca lhe ensinaram a ligar o rádio ou toca-fitas.
Ele agora consegue dobrar papel na metade e até em quatro. Mas, não consegue dobrar suas roupas.
Consegue separar blocos por cores, até 10 cores diferentes ! Mas, não consegue separar suas roupas brancas das coloridas para lavar.
Pode rolar massinhas e fazer coisas maravilhosas. Mas, não consegue enrolar a massa para fazer pãezinhos.
Sabe enfiar contas alternando cores e copiando um modelo ! Mas não sabe enfiar o cordão em seus sapatos.
Consegue cantar o alfabeto e dizer-me, com 80% de exatidão, os nomes de todas as letras maiúsculas quando apresentadas em fichas. Mas, não sabe distinguir o banheiro feminino do masculino quando vamos ao McDonald's.
Sabe identificar com 100% de exatidão 100 figuras diferentes. Mas, não sabe pedir um hamburguer mostrando e fazendo gestos.
Sabe andar em uma prancha de equilíbrio para frente, de lado e para trás ! Mas, não consegue subir sem assistência nas arquibancadas do ginásio para o jogo de basquete.
Sabe contar até 100 de memória. Mas não sabe quanto dar no McDonald's para pagar uma refeição de $12,59.
Consegue por o bloco dentro, em baixo, ao lado e atrás da caixa. Mas, não sabe achar o lixo do McDonald's e esvaziar sua bandeja.
Sabe sentar-se em um círculo com comportamento apropriado e cantar "Ciranda, Cirandinha" Mas, ninguém mais da sua idade, na vizinhança, parece querer fazer isso.
Eu acho que talvez ele ainda não esteja pronto ...
(Traduzido e adaptado por Heloíza Goodrich)
Vamos pensar no que realmente uma criança precisa, o que realmente é funcional.

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem excelente abraços

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso, nos faz refletir.

    Parabéns mais uma vez pelo exclente blog.

    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Mary Cely!

    Obrigada Francisco!

    Este texto me fez refletir bastante. Que bom que vcs também gostaram.

    Um abraço
    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Penso muito sobre isso nos meus atendimentos, o que este aluno precisa? qual é a realidade dele, o que isto ou aquilo que irei propor contribuirá para atividades da vida diária deste aluno. Não conhecia este texto, muito bom! parabéns mais uma vez pelo blog!

    ResponderExcluir