7 de janeiro de 2010

Atraso de Linguagem

Crianças com Atraso de Linguagem

A melhor maneira de uma criança aprender a falar é convivendo com um mundo onde todos falam. A melhor maneira dela aprender sobre coisas do mundo é fazendo-a interagir com o ambiente que a cerca. A criança deve conseguir estabelecer relações entre objetos e fatos, construindo assim seu conhecimento a respeito do meio que a cerca. Se a criança ainda não consegue se expressar oralmente, ela terá que ser ensinada por você a aprender a explorar o mundo e a saber como interagir nele através da linguagem. Para ajudar as crianças que ainda não falam, procure seguir algumas dicas durante as brincadeiras e situações cotidianas:

  • Use frases curtas e palavras de fácil compreensão para a criança. Garanta uma plena compreensão para só depois exigir um expressão oral. Vc já parou para pensar na época que vc começou a aprender inglês? Num determinado momento vc entendia tudo que era dito mas não sabia formar nenhuma frase, não é mesmo? Então, com a criança é a mesma coisa, primeiro ela compreende para depois começar a se expressar.
  • Aguarde, observe e as intenções que a criança está manifestando. Dê oportunidade e tempo para estas manifestações e procure não agir antes dela.
  • Mantenha a proximidade física e o contato face a face. abaixe-se para ficar de frente para a criança.
  • Dê nome aos objetos e as ações realizadas. Não dê apelidos às pessoas e/ou objetos, e não repita os "apelidos" que a criança inventa para denominar o que está ao seu redor.
  • Dê valor às brincadeiras de imitação e faz de conta.
  • Crie pequenos problemas cujas soluções são atos comunicativos. Por exemplo: Dê o copo, mas não coloque o suco. Espere que a criança peça. ou... Se a criança apontar para a bola, dê a boneca. Veja a reação dela.
  • Proporcione convívio com os outros grupos sociais, como por exemplo, escolas, clubes, parques, etc...
  • Tenha brinquedos apropriados para a idade da criança e que favoreçam as interações.
  • Conte histórias curtas. Utilize livros com figuras bem representativas. Procure a opinião de um fonoaudiólogo, caso a criança esteja apresentando dificuldades. Sabe-se, através de estudos, que o atraso de linguagem oral pode ter desdobramentos mais tarde na aprendizagem. A prevenção é o ideal. Se a criança for muito novinha, nem sempre é preciso um tratamento sistemático. Neste caso, poderá ser feito um acompanhamento (de tempos em tempos). Tudo depende das características do quadro. Cada caso é um caso, como diria o ditado, mas orientação é fundamental!! Brinque bastante com a criança e divirta-se! Há algum tempo, os estudos sobre prevenção dos problems de leitura e escrita se intensificaram. Hoje, a proposta de prevenção é baseada na estimulação da Consciência Fonológica e Habilidades Auditivas. Já em 1988 a fonoaudióloga Regina Cupello publicou um livro de título autoexplicativo "O atraso de linguagem como fator causal dos distúrbios de aprendizagem".

91 comentários:

  1. Olá Priscila,

    Adorei seu Blog! e os textos são escritos de forma clara e objetiva, com relatos importantes que ajudará no dia a dia dos nossos filhos.

    Sucesso pra você

    Régis

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  2. Obrigada!!! Estarei esperando pelas próximas postagem. Mara - avó do Victor - autista, com 10 anos

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  3. Adorei até porque meu menino auto funcionamento não para.... aqui em porto alegre a fono que consultei não sabe direito oque fazer então estou estimulando em casa esta começando a dizer mama,tata coisas assim agora recem com quase cinco anos...abração

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  4. Obrigada!
    Visitem sempre o Blog, ele é feito para vcs!

    Em relação a comunicação no autismo, podemos abordar dicas específicas. Mas é preciso saber as características da criança!

    lembrem-se sempre do contato visual, é um passo importante!

    Um abraço
    Priscila

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  5. Oi Priscila,
    adorei a postagem.
    gostaria de uma postagem sobre o desenvolvimento linguagem da faixa etária 0-6 anos.
    Att
    Johanna

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  6. Olá Jhoanna!
    É um tema abrangente e que realmente causa curiosidades.
    Obrigada pela sugestão!
    Abraços
    Priscila

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  7. Meu neto já vai fazer 3 anos e não fala como as outras crianças de sua idade. Ele fala mamãe, papai, Bobo, bobo, que no caso quer dizer vovô e vovó. Car = carro fala quase sempre uma sílaba da palavra. Seria um caso de se preocupar? É um atraso significativo?
    Vilma

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  8. Olá Vilma!

    Primeiro, bem vinda ao Blog!

    Bom, o seu neto está apresentando um atraso de linguagem significativo sim.
    Com 3 anos, a criança já está em idade escolar, no maternal, e espera-se uma comunicação mais efetiva.

    Devido à idade, 3 anos, eu aconselho uma avaliação com o fonoaudiólogo.
    Assim ele poderá orientá-la quanto a melhor forma de agir e se comunicar com ele para promover o desenvolvimento da linguagem.

    E atenção, a criança pode carregar a defasagem de linguagem para os anos escolares seguintes se ela não for bem direcionada.

    Para vc ter um parâmetro e observar o seu neto, ao completar 3 anos a gente espera que a criança já consiga fazer o seguinte:

    * Nomear gravuras
    * Nomear objetos que emitem sons
    * Combinar verbos ou substantivos com palavras do tipo "aqui". (Cadeira aqui)
    * Combinar duas palavras para expressar posse (papai carro)
    * Dizer o próprio nome
    * Responder verbalmente às perguntas do tipo "O que está fazendo?"
    * Usar palavras para pedir para ir ao banheiro
    * Usa artigos na fala (o menino)

    * Brinca de faz de conta de forma elaborada.

    Estes são alguns exemplos. Os itens que eu escrevi são baseados no Guia Portage, para desenvolvimento infantil.

    Observe seu neto e leve-o para uma avaliação no fonoaudiólogo. Ele poderá te dar orientações específicas.

    Um abraço
    Priscila

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  9. Gostaria de saber se voce já ouviu falar de uma doença chamada febre do mediterraneo,FMF?

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  10. Caro seguidor,
    Não ouvi falar dessa febre não. Mas gosto de trocar informações. Podemos usar o e-mail para facilitar estas trocas.
    fonofelix@gmail.com

    Um abraço
    Priscila

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  11. Gostaria que voce esclarecesse a diferenca entre atraso, dificuldade de aprendizado e disturbio de linguagem. E comentasse sobre as duas novas ares da fonoaudiologia disfagia e fonoaudiologia educacional, bem como a importancia de cada uma.

    sou aluna do I bloco de fono

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  12. Olá!

    Atraso de lingaugem está relacionada a aquisição da fala /linguagem.

    Dificuldade no aprendizado está relacionado às dificuldades que criança enfrenta na escola em relação ao conteúdo pedagógico proposto.

    Distúrbio de aprendizagem está relacionado a um processamento de informação diferente para questões referentes à leitura e escrita. Pode ter causas variadas e é necessária uma avaliação clínica.

    Abraços
    Priscila

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  13. Olá!

    Em relação às duas novas áreas da fonoaudiologia, a profissão só tem a ganhar.
    Devido às tecnicas e condutas específicas em cada área, agora podemos nos especializar nelas.

    A disfagia pode contar com a atuação do focnoaudiólgo em domícilio e principalmente nos hospitais.

    O fono escolar passa a ter uma atuação conjunta à equipe pedagogica de uma escola, visando a prevenção de distúrbios e orientações diversas no dia-a-dia do professor.

    Abraços
    Priscila

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  14. Bom dia, minha dúvida é semelhanda a da avó acima. Minha filha tem 3 anos e meio e da lista que a sra. apresentou acima, ela só não consegue responder às perguntas. Ela já faz acompanhamento comfono, e ele detectou atraso na musculatura bucal e da língua, bem como, deficiência de atenção. No mai, ela interege, mostra coisa, gravuras, canta músicas... mas vejo que não está de acordo com a idade. Tenho medo de ser algo mais grave.Gostaria de saber sua opinião. Grata.

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  15. Olá Arlinda!
    Há muitas coisas no desenvolvimento de fala e linguagem que deve ser observado.
    Se a sua filha já faz fono, ela está no caminho certo e é preciso estimular para que ela alcance o que é esperado para a idade.
    Converse com a sua fono, pergunte mais sobre o quadro da sua filha e peça dicas de como estimular em casa, de acordo com as características de desenvolvimento que sua filha vem apresentando.
    Ela já fez exame de audição? Já teve ou tem otites com frequencia? Busque a origem da distração que sua filha está demonstrando.
    Quanto a musculatura orofacial, para aumentar o tônus é preciso seguir orientações específicas a cada caso.
    Busque orientações e tire as suas dúvidas em relaçao a cada comportamento que sua filha manifestar. Faça avaliações complementares se for necessário.

    Abraços
    Priscila

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  16. Olá, com 1 ano e 9 meses minha filha não fala ainda, ela falava aos 11 meses vovó, mama, e papa, depois de 1 ano pra cá parou, hj ela só fala palavras emboladas o inglês q as mães falam, mas as coleguinhas dela falam coisas já esclerecidas e ela fala alto e as vezes fica vermelha querendo dizer algo mais só sai palavras q a gente não entende, é tocó tocó, bererere,... me preoculpo, o q me orienta?

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  17. Olá!

    Vc deve procurar auxílio de um fonoaudiólogo.
    A avaliação poderá esclarecer suas dúvidas e te orientar em relação ao que fazer daqui para frente.

    Abraços
    Priscila

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  18. olá Priscila. gostaria que vc me esclaresse a diferença entre atraso de linguagem e distúrbio de linguagem.


    grata!

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  19. ola, doutora priscila tenho um filho de quatro anos que esta com atraso na fala , confesso que de certo modo foi culpa minha pois eu nao conversava muito com ele quando ele era bebe, e pra piorar ele nao teve muito contato co crianças, e parentes, vivemos num lu gar onde o clima e umido e friu, entao como era so eu pra ,fazer tudo cuidar dele, da casa comida roupa etc.....ele assistia muito a tv para eu poder fazer as coisas, porque quase sempre estava chovendo ougaroando e como eu era nova neste lugar eu nao tinha muitas amizades entao na maioria das vezes eu nao tinha aonde ir com ele, ficavamos quase sempre em casa, meu marido tambem nao e de falar muito nossos parentes moram longe,moro em dois comados pequenos desde quando ele nasceu, a pediatra e o neuro me disseram que ele nao e autista, porque ele interage com outras pessoas, eu percebo que ele nao sabe se expressar,na maioria das vezes e que nao entende o que perguntamos, muitas veses ele repete o que a gente fala,o que eu ja notei e me preucupou e que ele absorveu muito dos desenhos que ele assistia , as veses ele fala ou pede alguma coisa, usando uma mesma frase ou situaçao apresentada pelos personagens dos desenhos, pra se comunicar ,como as outras pessoas nao sabem dessa situaçao pensam que ele e retardado ,e eu fico arrasada , ele nao nasceu com nenhum problema, desse tipo, ele e mito inteligente, sabe contar deum a 17 , sabe todo o alfabeto de cor e salteado, conhece as pricipais formas geometricas, conhece umas nove ,cores diferentes, e sabe o nome de uma variedade enorme de animais porque ele gosta muito de bicho,tem imaginaçao pois ele brinca sosinho de faz de conta com os brinquedos, e da pra entender o que ele diz, mas conosco e com outras pessoas ele muitas vezes nao consegue inciar uma conversa ou mante-la.por ex: eu pergunto oque aconteceu na escola ele responde :suco ,muito barulho estava muito quente.com certeza ele quis dizer que tomou suco que a comidaestava quente , e que na sala havia muito barulho ,mas ele nao sabe dizer estas coisas do jeito que as crianças da idade dele ja fala,ele nao entende muito bem ainda : meu seu voce teu ele confunde muito ,as vezes ele pede : se que agua? mas na realidade ele esta me pedindo agua,le ja esta fazendo acompanhamento pscologico , a quase um ano mas nao estou tendo retorno positivo da pscologa nao ate porque ela e muito fria, entao eu estou desesperada meu ilho ate agora nao passou com nenhuma fono porque ela nao deu encamihnamento ainda por favor me ajuda! nao sei como ajuda-lo . me diz o que ele tem eu nao sei oque e nao foi falta de amor, so de ajuda e experiencia minha e do pai e de circunstancias dificeis que temos enfrentado morando neste lugar por favor nao deixe de me responder! thau um abraço ,espero ansiosa a sua resposta desde ja muito obrigada .

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  20. Olá!

    O atraso de linguagem, corresponde a um atraso no desenvolvimento da linguagem da criança e na aquisição da linguagem oral.

    Mas a linguagem oral não é o único tipo de linguagem. Também podemos ter a linguagem escrita, gestual, além da linguagem receptiva (compreensão), a linguagem expressiva...

    Sendo assim, distúrbio de linguagem é uma nomenclatura muito mais abrangente. Existem vários distúrbios de linguagem, depende das características do quadro e de como a linguagem está acometida.

    Abraços
    Priscila

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  21. Olá, doutora Priscila.
    Meu filho de 4 anos tem um atraso de linguagem que julgo ser importante, ele apresenta algumas características como as do garoto da mossa do dia 23 de março (anônima), como o tal "se qué áqua" e as repetições dos questionamentos que fazemos a ele. Uma coisa que me preocupa muito é o fato de ele saber pronunciar o próprio nome, mas de não fazer a conexão da pergunta "Qual o seu nome?"com o próprio nome... Isso se aplica a outras perguntas do cotidiano, ele faz tratamento com um fono mas não acho que ele tem tido progressos significativos. Gostaria de saber se existe alguma sindrome que trás essas características... Se puder me ajudar agradeço muito. Um forte abraço.

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  22. Sandro,

    O melhor a se fazer neste caso, é encaminhar a criança para um neuropediatra.
    Fica claro que uma criança com 4 anos, e estas características, tem um desenvolvimento que merece uma avaliação mais detalhada. Pode haver uma quadro importante.

    Abraços
    Priscila

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  23. Ola Dra.Priscila....
    O meu caso é bem parecido o Prof. Sandro...
    Meu neto vai fazer 4 anos e não fala quase nada, somente algumas poucas palavrinhas e mesmo assim errado...Ele entende o que perguntamos porem para responder vemos que tem bastante dificuldade.
    Ele entrou na escolinha somente em maio deste ano, antes ficava muito em casa somente com a mae....
    Estou bastante preocupada, ja fomos em varios especialistas , inclusive neuro e ate mesmo geneticista e nao acusou nada de errado.....
    sem falar que é muito constrangedor os comentários das pessoas por ele não falar.....
    gostaria de uma orientação .....e se for o caso de indicação de uma fono (recomendada), pois já levamos em uma fono e não vimos grandes evoluções.....
    abaços
    Beth/SA.

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    1. Olá Beth,
      vc pode me escrever um e-mail, e me dizer de onde vc é? Assim ficará mais fácil para te indicar uma fono e até outros especialista.
      Busque as respostas que vc precisa.

      Abraços
      Priscila

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  24. Olá Dr Priscila, gostaria de saber se acontece crianças com tdah ter atraso na linguagem ele apresenta (meu filho de 5 anos) algumas características de autismo leve, mas foi diagnosticado com tdah, mas tenho duvidas porque ele não dialoga, fala pouco e as vezes parece que não entende o que falamos. Por favor aguardo retorno, grata,
    Regina, Mogi das Cruzes - SP

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    1. Olá, Regina! Meu filho esta na mesma situação (2014), quais foram os profissionais que você buscou? A diferença é que tem suspeita de transtorno global não identificado, mas se tem de fato é bem leve..pois é amável, conta até 20, sabe todos os animais...Tenho buscado por fomo, psicopedagoga, neuro pediatra, pediatra...Como ele esta hoje? O que você fez e tem feito?

      Dr Priscila, tem mais alguma orientação a respeito? Obrigada e aguardo retorno, toda ajuda é bem vinda...

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  25. Olá Anonimo!

    Bom, seu filho tem 5 anos, e se há problemas no desenvolvimento de linguagem está muito persistente. Nesta idade a criança TDAH dialoga e muito e quando a criança não atende o que nós pedimos é porque está distraída e não proque não entendeu o que a gente disse... Se vc tem dúvidas, precisa saná-las. Sugiro que vc pergunte o que deseja para o profissional que o atende e se for o caso, leve o seu filho para uma nova avaliação. O diagnóstico norteia o tratamento, por isso é tão importante sanar as suas dúvidas.

    Abraços
    Priscila

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  26. Ola Dra.Priscila, o meu filho tem 3 anos e 8 meses e nao fala praticamente nada...moramos na Franca a 2 anos e isso pode ter dificultado um pouco,mas o que deixa preocupada e que nem portugues ele fala, diz algumas palavras e mal, muitas vezes ate eu que sou mae nao o entendo.Outra coisa que me deixa preocupada e que ele nao repete o que disemos para o ajudar, por exemplo,mana....ele diz nana, sumo...ele diz huhu, massa..ele diz sa, leite..ele diz ti. Coisas deste tipo, nao repete o que lhe disemos, e isto tentando todos os dias, todos os meses...e nada, ele nao melhora. Nem o proprio nome diz, tento todos os dias e nao ha meio de o fazer dizer o proprio nome. Ele ouve bem, percebe quase tudo o k lhe dizemos, adora numeros, mas nao os conta como nos, ele corta sempre as silabas...nao entendo!e com quase 4 anos nao diz nenhuma frase! Crincas como o meu filho vao levar muito mais tempo a comecar a falar direito?? com que idade? Ele esta na pre primaria, esta a ser acompanhado, a uns meses mas nao vejo melhoras nenhumas. fico preocupada com o futuro escolar dele...obrigada

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    1. Olá,
      vc precisa de uma avaliação aprofundada, principalmente para que vc tire suas dúvidas. Vc pode procurar um médico / neuro, devido a idade de seu filho e fazer um acompanhamento com fono.
      Abraços

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  27. Boa noite Priscila! Bem pelo que vi, nao sou a unica com problemas, duvidas, tristezas... com o atraso na fala. Meu filho tem 5 anos e ha 2 faz acompanhamento com fono, ele fala varias palavras soltas porem nao forma frases e nao tem dialogo. na escola aprende como os outros, brinca mas nao conversa. nao é agressivo, convive bem com crianças e adultos...
    no caso dele foi diagnosticado atraso de linguagem, minha duvida maior entre tantas, é até que idade pode durar esse atraso?

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    1. Olá,

      Bom, o atraso de linguagem pode acarretar outros problemas no desenvolvimento como: dificuldades na formação de frases e mais tarde no aprendizado da leitura e escrita.
      Entretanto, o atraso simples de linguagem não costuma perdurar tanto tempo na emissão de palavras (somente), com o tratamento a criança evolui e começa a produzir frases simples.
      Por outro lado, a falta de diálogo é uma dificuldade séria, e merece uma investigação aprofundada. Se o seu filho já está com 5 anos e só fala palavras na comunicação, é preciso evidenciar o que pode estar causando tanto atraso. Pode haver um outro quadro clínico associado que justifique este atraso. A primeira coisa a fazer é averiguar a audição da criança. Se tudo estiver ok com a audição, vc deve procurar um neuropediatra além de conversar com a fono que acompanha o caso dele para sanar suas dúvidas. Será muito importante se a fono for da área de linguagem. Observe quais são as formas de comunicação que seu filho utiliza para se fazer entender e relate na avaliação com este profissional.
      Peço desculpas por não ter visto seu post antes e ter demorado a enviar a resposta.
      Espero ter ajudado e se precisar, pode me escrever de novo.
      Abraços
      Priscila

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  28. Olá Dr Priscila,tenho um filho que fez 3 anos agora dia 23 de fevereiro, e não fala muito..levei ao neuro que falou que ele era tdha pela agitação, e por conta o levei ao otorrino por ver que meu filho ronca ,muito tem dificuldade pra comer, e fica muito com a boca aberta.
    Foi diagnosticado com adenoides de 90%,esse aumento traz atraso na linguagem e fiz audiometria deu uma leve alteração.
    Adenóides traz esse maleficio no desenvolvimento da fala??
    No caso dele ser TDHA,tbém reflete?
    Ele entende tudo o que pedimos a ele ,mas tem que as vezes falar alto,,me ajudemm..
    Sheila

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  29. Muito bom essas orientações da doutora!

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  30. Olá Dr.Priscila!Minha filha tem 2 anos e 4 meses e não consegue formar nenhuma palavra inteira. ela se comunica através de silabas, ela fala mamãe papai, Iel(gabriel),bobó,bobô, mas a maioria das pessoas mesmo as que convivem com ela n conseguem entender o que ela diz.Só eu mesma, que sou a mãe.Seria um caso para me preocupar,meu filho mais velho começou a formar frases como as que ela forma qndo ele tinha apenas 1 ano de idade...

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    1. Olá Bárbara,
      vc pode procurar um fonoaudiólogo para lhe dar orientações mais específcas, pois nesta idade ela deveria estar se expressando melhor.
      Abraços

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  31. Ola DRa. Tenho uma filha de 5anos, não fala direito, ela fala tudo errado e muitas vezes nao entende nada, ja foi pra fono e deu como atraso na fala, ja fiz cirurgia a pouco tempo de adenoides e retirada das amigdalas, bem... minha duvida eh a seguinte...existe relação em ela nao falar direito com não aprender direito?? ela ja estuda desde 1aninho e nao consegue aprender as cores, nao identifica as letras, numeros, nao consegue decorar telefone, onde mora, nome da professora, ela esquece tudo que a gente ensina, e esta muito atrasada em comparacao com a salinha dela, a fala afeta tudo, ja pensei tanto nela ter autismo leve, bem, no mais ela é esperta, inteligente, mais na fala realmente é um bebe, o que faço para ajuda-la, sera que minha filha vai crescer e desenvolver isso...??

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    1. Olá Tassiana,
      Existe uma grande relação entre atraso de linguagem e dificuldade no aprendizado da leitura e escrita.
      Vc deve tirar as suas dúvidas com a fonoaudióloga dela, que conhece melhor o caso. Além disso, um trabalho preventivo pode ser feito com sua filha (no que diz respeito ao aprendizado de leitura e escrita).
      A dificuldade para aprender as cores, números etc podem ter outras explicações.Realize uma avaliação mais aprofundada.
      Abraços
      Priscila

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  32. Boa noite Priscila!
    Escrevi meu recado no dia 03 de fevereiro e desde entao entro todos os dias para ver se me respondeu,fiquei triste ao ver que respondeu os que postaram depois...
    Abraços!
    E.

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    1. Olá!
      Peço desculpas por não ter visto seu recado antes. Acabei de responder sua pergunta, espero ter te ajudado.
      Abraços
      Priscila

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    2. Olá Priscila!Obrigado por responder!
      Bem entao estamos no caminho certo,pois o neuro ja fez o eletroenc. onde nao acusou nada, e agora ira acompanha-lo a cada 2 meses, a escola esta puxando mais pela fala dele,a audição é perfeita e tb ele passara a ter consultas com psicologa.
      Esperamos que trabalhando assim em conjunto ele venha a desenvolver.
      obs. ele nao procura se fazer entender porque é muito independente, o que pode faz sozinho...
      mas pede mesmo de forma enrolada: internet pra mim porfavor? e gosta de cantar.
      Bem, confesso que ja melhorou bastante,pois ate a fono observou que agora esta vendo ele com vontade de falar... mas essa espera é tão dificil...
      Querida obrigado pela atenção!
      Abraços!
      Edna.

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  33. Olá Dra., meu nome é Carla, e a minha insegurança é a seguinte: Tenho um a filha de 1 ano e 8 meses que fala umas 40 palavras,e entende bastante coisa, pequenas ordens.., mas as pessoas ficam me dizendo que ela teria que ja esta formado frases, e como tenho um sobrinho com grau leve de autismo fico muito preocupada. Pode me orientar de alguma forma? Grata.

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  34. Olá Dra.,meu nome é Sara, tenho um filho de 6 anos que já possui atraso de linguagem mas já está tendo um bom êxito no seu tratamento. O problema é que tenho o de 1 ano e 9 meses que não fala nada a não ser a vogal "A". Fico preocupada se ele terá o mesmo problema do irmão. Gostaria de saber se já está em tempo de procurar um fono. estou está fazendo minha monografia relacionado a esse tema, fico grata se vc puder indicar alguns livros. Um abraço....

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  35. ola,Priscila tenho um filho de 2anos e 6 meses não fala quase nada,algumas palavras soltas não interagem muito bem com outras crianças gosta de ficar sozinho e muitas vezes nao responder quando o chamamos.Estou muito preocupada,tenho medo dele nao conseguir se desenvolver como as outras crianças.Por favor me orienter,obrigada.

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  36. Olá,

    Tenho uma filha de 3 anos e 2 meses que ainda não fala como as outras crianças. Ela fala algumas palavras, mas, não chega a interagir com crianças, ela conta de 1 a 10, fala o alfabeto e sabe as letras e números. Na escola ela é muito tímida e não interage como as outras crianças, ela gosta de brincar sozinha. O que faço? Preciso de ajuda, não sei como agir!

    Ana

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    1. Olá!
      Procure uma fono!
      Vc vai saber como agir depois que um profissional te der as orientações pertinentes.
      Abraços
      Priscila

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  37. Olá Priscila, gostaria de algumas orientaçoes suas à respeito de crianças com atraso de linguagem e essa criança já está hoje com 9 anos de idade e o atraso que ele apresenta é bem severo.Gostaria da sua orientação. Francilene.

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    1. Francilene,
      Vc deve procurar a avaliação do neurologista, pois aos 9 anos não é um atraso simples de linguagem. Provavelmente outros fatores interferem significativamente no desenvolvimento desta criança.
      Abraços
      Priscila

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  38. Minha filha tem 2 anos e ainda nao fala,fala mas com uma linguagem de nene que eu acho que para a idade dela nao è normal.
    Ela joga monte jpgps gosta de ouvir musica de estar com outras cçs,mas nao a falado nada com um ano falou papa e nao nao agora so fala do seu jeito,pensei em autismo ,mas nao sei pq ela se comunica pega na nossa mao e leva aonde quer p ver o que deseja,sei que no caso do autismo nao tem esta comunicaçao nao verbal.
    Mas me preocupo ,nao gosta muito de olhar nos olhos e desde pequena qd feliz balança os braços penso que pode ser um leve autismo por favor me ajude vou leva-la ao medico mas preciso de orientaçao estou desesperada.obrigada desde ja.

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    1. Olá!
      Aconselho uma avaliação para sua filha como vc já está procurando, assim vc poderá tirar as suas dúvidas e procurar manter a calma.
      Mas é importante dizer que usar a mão do adulto para obter o que deseja não é comunicação não verbal, esse comportamento tem nome: usar o outro como ferramenta.
      Abraços
      Priscila

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  39. Oi, minha filha está com 4 anos e 10 meses, ela tem dificuldade de expressão. É claro que várias frases dá para entender, outras não, Às vezes ela fala uma linguagem que ninguém entende.E quando estou mostrando alguns objetos e peço-a para repetir o que falo, ela se fecha no mundo dela parecendo que não tem o mínimo de interesse naquilo. Preciso de ajuda. Ah! aqui onde eu moro não tem fonoaudióloga

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    1. Vc precisa de uma fonoaudióloga para fazer a avaliação de linguagem, ela já está com 4 anos e a comunicação está prejudicada!! Veja uma fono numa cidade próxima à sua.
      Uma conversa com o pediatra, também pode esclarecer as suas dúvidas a princípio.
      Abraços
      Priscila

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  40. Olá, achei seu blog muito interessante. Tenho um bebê com 20 meses e, como ele tem hipotonia muscular congênita benigna, fazia tratamento com a fisio. até ter alta mês passado e ainda faz com a fono. Ficamos sabendo que ele apresenta um quadro de atraso simples de linguagem, pois ele fala diversas palavras (não da forma esperada para a idade dele, pois muitas ainda são incompletas ou incompreensíveis) e não costuma combinar palavras com muita frequência (apesar de fazer quando o estimulamos). Não temos por costume sair com ele ou conversar tmb (já mudamos essa situação, rs), mas gostaríamos de saber se além das brincadeiras, conversas, idas à escola, temos outras coisas a fazer e se os sintomas apresentados de fato configuram um quadro de atraso simples de linguagem ou ainda é muito novo?

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    1. Ele é bem novinho, mas diante do quadro que ele já apresenta é possível inferir algumas coisas sobre o desenvolvimento dele sim, com uma boa avaliação de linguagem verbal e pré verbal.
      Para outras atividades adequadas a ele em casa, converse com a fono e procure reforçar as atividades que ela usa para estimulá-lo.
      Abraços
      Priscila

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    2. Obrigado pela resposta!!!

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  41. Boa noite Drª. Sou tia e madrinha de um belo menino. Chamado Alison Thiago. Alison com três anos e onze meses não fala quase nada. O pouco que consegue foi a base de muito sacrifício. Eu passava horas com ele brincando de formar frases, fazendo perguntas e dando as respostas para ele poder passar se comunicar melhor.. Guarda números e nomes. sabe dizer o endereço de onde mora, o Tel. O numero da casa, o bairro, o estado. Sabe qual é a capital do Brasil e da Argentina ,da África. Sebe contar em Inglês de um a cinco. E em português de um a cinquenta. Mas somente os padrinhos e eu sabemos oque ele diz. Pois diz tudo com palavras estranhas. Tipo qual o seu nome? Ele responde afom..Qual a capital de Brasília ? Bazia..Qual a Capital da Argentina ? Atina. Marcia é maca. Silvio era pubio, agora já diz sivo. Ele tem manias estranhas tipo movimentos repetitivos, passa horas sacudindo uma cadeira, ou correndo de um lado para o outro sem parar.Fica assim ate meia hora, reclama de dor na barriga sente falta de ar, mas não para. Se eu o obrigo a para ele chora faz birra. Fala umas coisas que não entendo e depois fica parado olhando para o nada.por mas de três segundo. Sem contar que tem horas que parece ficar fora do ar enquanto sacode a cadeira. No Shopping tudo que ele faz no parquinho e procurar brinquedos onde ele possa sacudir. E bolinhas que rola. Se puder me ajudar...Obrigada. Abraços e parabém por seu trabalho.

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  42. Olá Dra. Meu nome e Carla e tenho uma filha de 2 anos e 8 meses , ela fala tudo, canta , entende tudo, fala ate o q nao deve..rsrs.., mas se pergunto o que ela fez na escola por exemplo, ela oega e diz o o joao pedro e bebê, ou o grabiel nao veio, ou entao tentanta contar e se enrola toda ai desisite e fala alguma coisa q nao tem nada a ver...Por outro lado coisas simples tipo filha cade o papai? ela procura ela na casa e me fala tipo ta na cama com o computador..Fico sem saber como agir.Gostaria de saber se e normal pra idade?

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    1. Carla,
      quando vc pergunta o que aconteceu na escola vc está esperando que o seu filho faça um relato no passado... Veja bem o que ele diz ao te responder: ele cita as coisas da escola. Ou seja, ele está tentando te responder mas a elaboração de um acontecimento passado não é tão simples assim...rs Espere, ele ainda tem 2 anos e 8 meses!!

      Abs
      Priscila

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  43. Olá!
    Meu filho tem 2 anos e 2 meses e fala no máximo oito palavras,ele qdo quer algo nos puxa pela mão,eu ñ estou atendendo mais desta forma e pergunto o que ele quer,ele chora,grita,mas ñ fala. Qdo ele aponta p q eu pegue o pintinho,eu pego a galinha ele grita e chora tb,mas ñ fala. Qdo vou tentar ensinar algo( as cores,as formas e as vogais) poe exemplo ele fica irritado,pega os obejetos da minha mão e brinca do jeito dele,parece ñ querer aprender. Se eu pergunto sobre algum objeto ele vai e pega,se eu pergunto sobre partes do corpo ele mostra,tenho estudado muito sobre o assunto e com isso o estimulo também,mas até agora nada dele querer falar.

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    1. Olá!
      Bom, quando o seu filho leva sua mão até alguma coisa, vc deve ajudá-lo a pedir de outra forma? ajude-o a pontar por exemplo. Esse comprtamento não é muito favorável pera a comunicação, ele deve pedir para vc e não com vc.

      Procure usar um vocabulário fácil e curto, assim ele terá mais chances de compreender. Ébem provavel que ele se incomode quando vc faz as perguntas porque não entende o que vc diz. A compreensão de palavras é mais fácil do que a de frases. Verifique se as frases que vc diz são curtas e fáceis. Mas para vc ter certeza de como está a compreensão de linguagem dele, vc deve realizar uma avaliação com o fonoaudiólogo. nos casos de atroso de linguagem, não é só a expressão (fala) que é importante a compreensão da linguagem é crucial.

      Ele é muito novo para aprender as cores e vogais. vc deve introduzir atividades adequadas à idade dele.

      Ao realizar uma avaliação fonoaudiólogica vc terá acesso a uma série de orientações sobre o desenvolvimento de linguagem do seu filho. Faça isso!

      Abs,
      Priscila

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  44. meu nome e isa,tenho um filho de 4 anos gustavo ele so fala ¨ei¨ e grita bastante,ja foi em todos especialistas,fez todos exames e nao deu nada,falamos muito mais ele nem liga pra falar,faz fono e T.O,eu enfrento um certo preconceito e isso me doi muito, a neuro disse que ainda nao pode dá nenhum diagnostico dele,vc conhece alguma criança assim?

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    1. Olá Isa,
      Que bom seu filho está na fono e na TO, ele realmente precisa de estimulação.
      Sim, há crianças com significativos atrasos, porém estas crianças também, sempre apresentam motivos reais para isso.
      Eu não conheço o Gustavo e quais as características do quadro dele que são determinantes para o atraso de linguagem, vários aspectos podem influenciar.
      Pela sua descrição, acredito que vc precisa de uma avaliação detalhada do médico neurologista especialista em crianças, para que ele possa responder suas perguntas e fechar um diagnóstico. Se o diagnóstico está em aberto veja quais são as avaliações que seu filho ainda precisa realizar e busque-as.
      Abs
      Priscila

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  45. Olá Drª tenho um filho de 3anos e 3 meses e fala muito pouco esta fazendo fono a tres meses é super esperto fiz recentemente uns exames que a neuro me pediu e o deu positivo para sistinuria, confesso que fiquei muito preocupada, estamos fazendo mais alguns exames ainda para termos certeza...
    Minha duvida é?
    Será que a sistinuria tem alguma coisa a ver com a fala?

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    1. Olá Gisele,

      É provável que o quadro dele em si não esteja relacionado ao atraso de fala e linguagem. Porém, é preciso avaliar todo o contexto da criança para verificar se é possível haver causas secundárias, desfavoráveis ao desenvolvimento dele.
      Converse com sua fono.
      Abraços
      Priscila

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  46. ola Dra tudo bom??meu nome é gilson, gostaria de dizer que seu blog é maravilhoso e esta ajudando bastante gente, eu tenho uma filha de 5 anos , ela foi diagnosticada com autismo ( sindrome de asperger ) , atualmente ela não tem dialogo, mas ela conta os numeros , sabe reconhecer todas as cores, sabe todo alfabeto, e tambem algumas palavras, quando é oferecido alguma coisa para ela ela diz sim ou não , mas não ha dialogo. a Dra teria como me aconselhar alguma forma de aflorar o dialogo nela? e outra coisa, ela é muito ligada a tv e celular, quando a gente tem tenta tirar ela disso quase não conseguimos, recentemente ela parou de ir pra escola pois não quer sair de casa, so quer ficar no celular, constantemente a gente faz chantagem com ela , tipo: vou tomar seu celular se vc não fizer isso, ai ela entende e cede.... isso é a melhor forma de conseguir algo dela?? desde ja agradeço muito sua atenção e deus abençoe seu trabalho, obrigado

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    1. Olá Gilson,

      O diálogo no autismo é algo difícil de ser trabalhado, extamente por ser uma habilidade tão social. Não há uma receita de estímulos, mas acredite, a primeira coisa que vc precisa focar é na comunicação funcional da sua filha.
      A comunicação se dá em diferentes aspectos, não só a fala.
      se a sua filha chora para conseguir o que quer, é fato que ela não está tendo uma comunicação funcional.
      Procure diminuir o tempo de TV/ DVD, mesmo que ela chore. Vá diminuindo gradativamente.Com o tempo ela vai se habituar a nova rotina. Quando a sua filha chora e obtém o que quer, ela começa a entender que o choro tem o poder de pedir e assim, um comportamento mais comunicativo não tem espaço para aparecer.
      Acho que vc deve procurar auxílio de uma fonoaudióloga. Os comportamentos de sua filha estão atrapalhando demais o desenvolvimento e aprendizados. Somente uma avaliação e orientação direcionada vão auxiliá-lo. Observe a frase que vc escreveu: "Recentemente ela parou de ir à escola pois não quer sair de casa, só quer ficar no celular". Isso é muito ruim para o desenvolvimento dela.
      Ela gosta do celular porque um dia deram o celular para ela e ela achou atrativo. Procure oferecer outras coisas também. Tudo leva tempo e uma boa dose de planejamento de quem estimula, mas é possível modificar esta situação.
      Uma última dica é: não faça chantagem, ao inés disso aposte numa rotina que alterne atividades de alto e baixo interesse para ela.
      Mas repito, vc precisa de uma auxílio de perto. Converse com o fonoaudiólogo pois ele dará orientações direcionadas ao quadro dela. Vc vai aprender a lidar melhor com as situações. Faça isso o quanto antes, ok?

      Abraços
      Priscila

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  47. Ola, tenho filhos gemeos, Miguel e gabriel e nasceram prematuros, hoje eles tem cinco anos, mas ainda nao falam como as outras criancas da idade deles,agora que o miguel está comecando a falar frases inteiras, mas o gabriel tem mais dificuldade, so fala o final das frases, e por isso ta tendo dificuldade na escola, ele nao consegue se sair bem como as outras criancas. Eles conseguem repetir o que eu falo, mas depois comecam a falar do jeito deles de novo, o pai e a tia deles quando criancas, tambem nao falavam direito e tenho o caçula que ta com tres anos e.quatro meses e tambem mal fala. Estou muoto preocupada. Me ajude, por favor doutora.

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    1. Olá!
      Sem sombras de dúvidas, vc precisa procurar uma fono logo.
      As crianças estão com 5 anos e a lacuna entre o desenvolvimento delas e o que é esperado para a idade está ficando cada vez maior. Aos 5 anos, não devem ocorrer alterações na construção frasal, e as trocas de letras praticamente inexistem.
      Não espere mais!
      Abraços
      Priscila

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  48. Boa tarde Doutora! Tenho uma princesa de 2 anos e 8 meses, e não fala praticamente nada. Alias, "não" e "sim" ela fala perfeitamente. Algumas outras poucas palavrinhas ela tenta falar tbém, mas sempre monossilabos. Ela já fez varios exames com otorrino, e praticamente todos tbém com fono (passamos um dia todo fazendo exames tipo audiometria) e nada foi diagnosticado. Alias, conforme uma das fonos me disse, apenas "PREGUIÇA". Com isso, acabei relaxando um pouco. Não levei mais ela nas seções com a fono, cobro menos dela...mas, matriculei ela numa escolinha, começou essa semana. Fiz errado em tira-la do acompanhamento da fono??? Imagino eu que a escolinha já vai ser bastante estimulante para ela,

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  49. Olá Márcia!

    Colocá-la na escola foi uma boa escolha. Mas não foi bom ter tirado da fono. Não conheço "preguiça" para falar, sinceramente, a criança não fala por alguma dificuldade, maior ou menor e que pode ser superada rápido ou não, isso não é preguiça. O fato de não ter tido nenhum diagnóstico provavelmente é por causa da idade de sua filha.
    Converse com a fono, vc pode fazer o atendimento semanal ou um follow up (a criança faz o acompanhamento de tempos em tempos). A opção para o acompanhamento semanal ou não, vai depender do quadro que sua filha está apresentando.
    Abraços
    Priscila

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  50. Ola Priscila meu nome é Daiana tenho um filho de 2 anos e onze meses que não fala nada só balbucia silabas e grita bastante, ele é hiper inteligente e aprende muito fácil as coisas ele já faz terapia com a fono e ela diz que ele responde muito bem aos estímulo que ela faz, mas não fala nenhuma palavra já fiz inúmeros exames e até agora a neuro não me dá nenhum diagnóstico estou muito preocupada, já pensamos em autismo, mas ao mesmo tempo que pensamos nisso devido a algumas características desacreditamos, pois ele interage bem com outras pessoas é carinhoso comigo principalmente, com o irmão... preciso de uma opinião e gostaria que vc com a sua experiência possa me dar uma luz e me dizer se pode acontecer esse atraso todo pra essa idade, desde já agradeço e aguardo sua resposta

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    1. Olá Daiana,
      Entendo sua preocupação. Mas o que vc está fazendo é certo, buscando respostas.
      Sugiro que vc procure profissionais especialistas. E, pela idade do seu filho, apenas 2 anos, talvez seja necessário outras avaliações posteriores.
      Abraços
      Priscila

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  51. Ola,Meu nome e Ana e tenho um menino de 6 anos,Quando pequeno eu deixava ele muito sozinho assistindo TV/DVD,não tenho parentes na cidade e não tenho amigos, assim ele ficou sem nenhum estimulo.Levei ele na neuro quanto tinha 3 anos,fiz os exames de audição e deu tudo normal e a neuro me indicou a fono.Ele tem 3 anos que ele faz fono e ainda tem um grande atraso na fala,ocorrendo muitas aglutinações, distorções e dislalia.ele estava dendo dificuldade de aprendizado na escola então retornei ao neuro e ele foi diagnosticado com TDAH. Gostaria de saber se é muito demorado a normalização da fala e se o TDAH pode atrapalhar a fala.

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    1. Olá Ana,
      a demora na evolução da criança depende do quadro que ele apresenta (características e/ou co-morbidades). As co-morbidades (quadros associados) podem interferir significativamente sim. Mas o ideal é procurar um profissional especialista nas áreas que seu filho precisa para ter as orientações adequadas.
      Abraços
      Priscila Felix

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  52. Olá! Gostaria de saber se uma criança de 2 anos e meio que repete o tempo todo sobre um fato que aconteceu, mesmo após uma semana tem algum problema. Por exemplo, se algum coleguinha caiu e bateu a cabeça, ele repete várias vezes: fulano caiu e bateu a cabeça. Mesmo após alguns dias, se ele ouvir o nome do coleguinha ele repete. Ele já está na escola, canta as musicas, não fala direito. Ele até brinca e ri dos coleguinhas, mas não interage sempre, na mesma hora que ele está brincando, ele sai e vai assistir TV sozinho.

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    1. olá!
      Se o comportamento te chamou atenção, é porque está acontecendo com muita frequencia. Então vc mesma já percebeu que algo está fora do que é esperado. Assim, sempre vale procurar um profissional da área para avaliar a criança, dar as orientações pertinentes e tirar suas dúvidas.
      Abraços
      Priscila Felix

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  53. Meu filho tem 3 anos e 1 mês, faz fono há 6 meses, já fez terapia com psicológo por 3 meses, ele tem um atraso de linguagem importante mas está evoluindo a cada dia, ainda não temos um diagnóstico fechado mas sinceramente não estamos buscando só o diagnóstico e sim ajudá-lo, é claro que todos os médicos que a família possa consultar são importantes e vão poder orientar aos pais sobre o melhor tratamento. O fato é que precisamos brincar com nossas crianças horas e horas, todas que sejam possíveis, estimular o tempo todo, fazer com que se sintam seguros, a terapia com fono nesta idade é mais baseada na orientação aos cuidadores do que com a propria criança, ou seja, é preciso entender qual é o melhor caminho para se comunicar com a sua criança e como sua criança aprende. Hoje ele já responde como se chama, idade, conta até 12, diz as pavavras como pega papai, caiu, dodói, Oba ... Uhul, tchau coco, tchau xixi, e fala alguns nomes, repete palavras que dizemos e cumprimenta todo mundo .... confesso que não foi fácil chegar até aqui ... muitas lagrimas, noites sem dormir mas estamos começando a colher os resultado com a graça de Deus.

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    1. Isso mesmo!!
      O papel da família no processo de estimulação de linguagem é primordial!
      Sempre digo que a comunicação é 24 h por dia, então todos que convivem com a criança devem saber como estimular e interagir comunicativamente com a criança.
      Tenho certeza que seu filho melhorou por causa da integração de todos ao redor: profissionais e família.
      Parabéns!
      Abraços
      Priscila

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  54. Bom dia dr Priscila eu tenho um filho de três anos ele falha já tudo porém ele não dialoga ....Já levei ele na neurologista porém quando eu levei ele não era muito comunicativo, então ela me disse que ele tem característica de criança autista,mas de uns quatro meses pra cá ele mudou muito resta comunicativo atende quando chama, ele faa mas de um jeito não como as outras crianças da idade dele...ex ele esta assistindo TV ele vem até mim e falha quer que muda...Ele não diz assim mãe muda de canal.Doutora a minha preocupação e que ele baba bastante e tbm e nervoso e impaciente....Se a senhora puder me ajudar agradeço desde já...meu nome e Ariane.

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    1. Ariane,
      Ele tem 3 anos, e o desenvolvimento de linguagem dele não está de acordo com o esperado para a idade. Vc deve continuar o levando ao neurologista para as avaliações de acordo com a etapa de desenvolvimento dele e procurar um fonaudiólogo para dar início à estimulação.
      Abraços
      Priscila Felix

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  55. Oi meu filho de três anos e sete meses não tem interesse nas letras, números e coisas relacionadas a escola. O que devo fazer para que ele tenha interesse?

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    1. Olá!
      Não precisa ficar ansiosa para ensinar tais habilidades acadêmicas, ele tem apenas 3 anos.
      Além disso, a motivação deve vir aos poucos, senão gera até uma ansiedade na criança e na família.
      Sugiro que vc comece com os livros que eu chamo de interativos, ou seja, aqueles com pop ups, que escreve e apaga, que tem quebra-cabeças. O livro é um brinquedo, e a criança pega gosto ao manuseá-los!
      Abraços
      Priscila Felix

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  56. Dra esqueci de mdncionar que meu filho ele baba muitto alem do nornal.E rrsaltando que ja nasceu todos os dentes....O que isso pode ser???? Qual profissional que eu.devo.procurar? Desde ja.agradeço.a atençao.

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    1. Olá Ariane, como eu disse acima, vc deve procurar um neurologista e um fonoaudiólogo mesmo.
      Abraços
      Priscila Felix

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  57. Oi tudo bem...Meu filho tem 3 anos e um mês. Ele começou a desenvolver a fala normalmente, mais observei que ele deu uma travada, parou de querer falar. depois de um tempo, sempre indo ao pediatra e nunca me disse nada. Então por conta própria levei ele ao otorrino, e por surpresa minha o ouvido dele, ambos, estavam completamente entupidos de cera. Fez-se a lavagem, fizemos exames, e o ouvido dele é perfeito. Depois disso observei que ele melhorou muito, voltou a falar, não corretamente, mais fala, repete o que falo, pede as coisas, canta, fala enrolado, as vezes não entendo que ele fala. Mais pra quem não falava nada, qdo não ouvia a voz dele, nossa tá bem melhor. Também o matriculei na escola, ta no maternal.
    Gostaria de saber se a cera que acumulou no ouvido dele, e pode ter ficado pro muito tempo lá. pode ter atrapalhado o desenvolvimento da fala dele? Por que o pediatra sempre olhava, e nunca falou nada! O que ao meu ver foi um erro dele.
    Desde já agradeço, e aguardo ansiosa sua opinião!

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    1. Levei ele no neuro pediatra, ele disse que primeiro precisa fazer alguns exames, pra descartar qualquer outra coisa. pra ele poder dizer se realmente foi o ouvido entupido que atrapalhou.

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    2. Olá Juliana,
      A cera no ouvido não é nenhum pouco grave, muito pelo contrário. A cera no ouvido tem uma interferencia muito sutil na linguagem, pois a criança continua ouvindo mas é como se ela "ouvisse mais baixinho", assim que a cera é removida volta tudo ao que era antes. A cera costuma deixar a criança um pouco desatenta, claro, já que não está "ouvindo com perfeição".
      Por outro lado, de acordo com seu relato, os retrocessos no desenvolvimento de linguagem devem ser investigados primeiro pelo neuropediatra mesmo, vc fez bem em levá-lo à consulta. Ele fará o encaminhamento ao fonoaudiólogo se for necesssário.
      Abraços
      Priscila

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    3. Obrigada.
      Mais na sua opinião, é normal a criança demorara falar aos 3 anos?
      Existe o mito de quem anda primeiro demora mais a falar?
      o meu mais velho falou antes de uma ano, e demorou a andar. Já o de 3 nem engatinhou, ja começou a dar os primeiros passos aos 10 meses.
      Já ouvi relatos de amigos e parentes, que conhecem crianças que demoraram a falar.
      Ele desenvolveu muito a fala depois da limpeza do ouvido, e que coloquei na escola

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  58. Oi Juliana,
    Que bom que ele melhorou o desenvolvimento de linguagem!
    Bom a relação entre falar e andar não é bem como vc citou... O desenvolvimento é harmônico, as áreas de linguagem, motora, cognitiva, social (etc), tendem a caminhar juntas. Se houver um atraso em alguma delas, é importante investigar os motivos para tratar corretamente.
    Por exemplo, a investigação em relação ao ouvido foi importante para identificar não só a cera, mas também a ocorrência de otites e assim determinar o que deveria ser feito. É preciso ir descartando as hipóteses, entendeu?
    Um atraso de linguagem aos 3 anos é importante sim. Aos 3 anos, esperamos que a criança se comunique muito bem, com frases complexas, perguntas, aumento de vocabulário etc.
    Mas vc está no caminho correto, fazendo as avaliações que são necessárias no momento.
    Abraços
    Priscila

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  59. Olá, Drª Priscila! Meu filho tem 5 anos e 5 meses e possui um atraso na fala. Levava ele ao pediatra desde os 8 meses - o mesmo- e sempre era orientada de que era algo normal, bem como a primeira neuro, que indicou iniciar um tratamento com fono..mas ele já estava com 4 anos e 8 meses quando começou.
    Fez exame de audição (simples e bera) e não acusou nada,eletro cefalograma com atividade normal para a idade. Troquei de pediatra que irá avaliar todos os exames que tenho em mãos, troquei de neuropediatra também, pois a mesma só indicou fono e não fechou nenhum diagnóstico.
    Hoje ele faz duas sessões de fono por semana ( de 30 min cada), irá iniciar uma sessão de psicopedagoga por semana, estou levando ele no ortorrino pois em exame foi identificado adenoide e necessidade de cirurgia nas amígdalas.
    A nova neuro não fechou diagnóstico, mas a principio indicou uma avaliação de psicopedagoga e uma avaliação de psicologia chamado Columbia. A nova neuro pediu também uma ressonância, que será feito na semana que vem - e se caso não apontar nada - fará um exame de avaliação genética..
    É normal ter atraso nessa idade? Pois nas solicitações de avaliação consta suspeita de CID 84.9 transtorno global não identificado, mas ele é extremamente carinhoso, conta até 20, sabe as cores, os números em ordem crescente e decrescente, sabe todos os animais...por isso tenho muitas dúvidas a respeito.
    O que me preocupa é que quando pergunto seu nome ou idade ele não responde, parece que não tem interesse ou quando eles perguntam alguma coisa ele troca de assunto e não consegue dar continuidade na conversa, forma frases curtas, mas não da continuidade em frases.
    Ele não é agressivo, ao contrário, expressa sentimentos de carinho e piedade a tudo que é mais frágil que ele..mas é notório que ele é mais infantil, imaturo do que os colegas de sua idade.
    Depois da fono, ele tem apresentado desenvolvimento, mas não tão rápido...é comum atraso nessa idade? tem mais alguma coisa que posso fazer? já viu algum caso parecido? qual foi o diagnostico?

    Obrigada e aguardo retorno,

    Abrçs,

    ME

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  60. olá , estou passando por um momento difícil. minha filha esta com 2 anos e 9 meses, e fala pouco, conta de 1 a 10, fala o alfabeto as vogais, quando me entrega alguma coisa ela fala "to" da "tchau ao coco" fala papai, mamãe, neném, mais quando quer, quando falo as palavras ela repete, mais não usa no dia a dia, estou passando com uma psicóloga ótima, passando com a psiquiatra, neuro,fono e uma TO, vai fazer o exame de audiometria, pra ver a audição. ela tem muita energia dorme pouco, estou tirando da fralda e da mamadeira, por recomendação médica. e aguardando o diagnóstico. e sei que DEUS esta no controle e me dará forças em qualquer que for a situação.

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  61. Olá, tenho uma filha de 2 anos e 7 meses que não se comunica muito bem. O vocabulário dela é bem rico em falar palavras soltas e não em formas muitas frases. Ela atende pelo nome, se pergunta o nome dela ela fala, pede: " Mamãe amida, mamãe quer agua, mamãe ir pra rua, mamãe colo... carro do papai"...coisas assim. Ela está na escola desde 1 ano e 1 meses, percebi muitos avanços na linguagem e formação de frases, mas vejo coleguinhas de sala que falam frases inteiras, muito articulados e bastante desenvoltos. Será que minha filha tem algum problema?

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