8 de janeiro de 2010
Troca surda/sonora no Enem
Acho que todo mundo já começou a receber e-mails com as “Pérolas do Enem”. A maior parte das frases divulgadas são relacionadas a confusão entre as palavras parecidas como: estalaram ao invés de instalaram.
Ok.
No meio de tantas frases, uma me chamou atenção.
"Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia".
A frase pode causar risos devido o significado... Mas o fato é: na palavra "fezes" a pessoa trocou v por f, ela queria escrever "vezes". E, isto é chamado de "Troca surda/sonora".
O que é Troca surda/sonora?
É um tipo de erro ortográfico, mas com uma importância muito maior do que os demais erros.
Quando uma criança está na alfabetização, é natural que ela troque uma série de letras. Entretanto, se uma troca surda/sonora começar a acontecer, é preciso indicá-la diretamente para o Fonoaudiólogo.
A Troca surda/sonora não deve esperar. Não passa com o tempo. Não é fase!
Na alfabetização podemos reconsiderar os erros ortográficos, exceto a troca surda/sonora.
Os pares de sons associados à troca surda/sonora são: /p//b/, /t//d/, /f//v/, /s//z/, /∫//j/, /k//g/.
Para você entender melhor, vamos fazer uma brincadeira:
Quando vc não está ouvindo uma pessoa direito, a primeira coisa que vc faz é olhar para a sua boca com o intuito de fazer uma leitura labial. Certo?
Agora, se eu apenas articular (sem som!!!!) as palavras: faca – vaca, vc não saberá qual eu disse primeiro.
Tente fazer isso com uma pessoa que está aí do seu lado.
Viu só!!
Neste caso, se vc não ouve o som, os lábios não vão te dar a pista, pois a articulação é a mesma, somente a sonoridade é diferente.
Resultado: Na hora de escrever a criança se confunde, pois não sabe qual a letra que representa aquele som.
É preciso sanar a origem do problema, senão, a criança cresce sem uma boa representação de som/letra. (grafema/fonema)
Mas quais são os problemas que podem estar vinculados à esta troca?
Alterações no Processamento Auditivo, alterações nos processos de Atenção, diminuição da acuidade auditiva e Dislexia. È preciso uma avaliação da criança.
Preste bem atenção nas trocas surdas/sonoras, senão elas podem chegar ao Enem!
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Muito Bom!
ResponderExcluirNós professores precisamos ficar atentas!
Parabéns pelo Blog!
Silvana
Informações super valiosas. Eu faço troca surda/sonora de /v/ por /f/ até hoje...
ResponderExcluirAh se eu tivesse uma fono na infancia :)
Vou ficar de olho nas minhas filhas.
Parabéns pelo Blog!
Krau
Parabéns pelo blog, as dicas de textos, livros, congressos, tudo muito bem elaborado como todas as suas apresentações.Vou indicar para todos.
ResponderExcluirCarmem
E que tipos de atividades os professores para realizar para auxiliar esta criança em sala de aula?
ResponderExcluirRespondendo a pergunta acima...
ResponderExcluirAs atividades de prevenção, muitas vezes funcionam como atividades de estimulação.E existem várias, entre elas: o treino de consciência fonológica,o treino das habilidades auditivas.
As atividades de prevenção auxiliam todas as crianças da sala e estimulam aquela criança que tem dificuldades. Ou seja, fazem bem a todos.
Na alfabetização isso é primordial.
Aqui vai algumas dicas para Alfabetização.
Exemplo 1: Consciência Fonológica:
Se eu tirar o som /f/ da palavra fala, fica o que? R:(ala)
E se eu colocar o som /v/ no lugar? R: vala
As atividades de consciência fonológica são como brincadeiras com as palavras.
Exemplo 2: Habilidades Auditivas
Vou soprar a flauta e vcs vão ter perceber se o som foi curto ou longo.
Toque: (longo curto curto)
As crianças repetem com a flauta ou falando.
Mas eu volto a ressaltar que em troca surda/sonora, tem que ter tratamento fonoaudiológico. Só após uma avaliação do quadro as orientações e estratégias são mais facilmente direcionadas.
Aqui, dei duas dicas gerais.
Peça consultoria a um fonoaudiólogo. Ele pode elaborar um Programa de Consciência Fonológica para vc fazer com a sua turma!! O resultado é muito bacana!
Abaixo estão links de dois livros de Consciência Fonológica, bons para a Escola.
http://www.booktoy.com.br/product_info.php?products_id=858
http://www.booktoy.com.br/product_info.php?products_id=2670
Mais dúvidas, entre em contato comigo, fonofelix@gmail.com
Um abraço
Priscila Felix
Fonoaudióloga
Adorei esse post.
ResponderExcluirFoi apresentado de forma clara explicando o que muitas vezes pode ser visto de maneira inadequada por pais ou até mesmo professores.
Creio que informações como estas deveriam sem expostas a todos os colégios pois a grande maioria dos colégios ocorre com frequência e muitas vezes são inorados realmente mais tarde chegando ao ENEM
Olá Priscila,
ResponderExcluirparabéns pela iniciativa! O blog está claro, informativo e lindo!
Obrigada pela APADEM estar fazendo parte desse projeto!
Abraços,
Claudia Moraes
Obrigada a todos os amigos, pelos elogios acima!
ResponderExcluirVcs fazem parte deste Blog!
Abraços carinhosos
Priscila
Adorei essa explicação, pois estou passando por este problema com a minha filha de 7 anos.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue bom que a postagem esclareceu algumas dúvidas.
Se a sua filha já tem 7 anos, procure o auxílio de um fonoaudiólogo, ok?
Visite sempre o Blog!
Um abraço
Priscila
Tenho um aluno com labio lepurino e ele apresenta esse tipo de troca - surda/sonora. A fonoaudióloga da escola já fez seu encaminhamento para a especialista, mas esse problema está ligado mas a forma como fala ou a forma como ouve?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirBom, uma coisa leva à outra. Se a crança percebe os sons errado, ela vai falar errado também.
Gostaria de ressaltar que as crianças com ``lábio leporino`` tëm mais predisposiçäo a ter otites e, as otites atrapalham a percepçäo dos sons de forma correta. Principalmente no início do desenvolvimento.
Concordo com a fonoaudióloga da Escola, essa criança deve ser encaminhada para a correção do problema.
Um abraço
Priscila Felix
Priscila, nao consegui o link do primeiro livro, poderia passar de novo? Muito bom seu blog!!!!
ResponderExcluirBeijos, Fernanda.
Fernanda, os livros são:
ResponderExcluirConsciência Fonológica - Atividades práticas - Ed Revinter
Alfabetização: método fônico - Ed Memnom
Obrigada pela sua visita
Abraços
Priscila
Parabéns pelo post, muito bom!
ResponderExcluirObrigada, Jardel!
ExcluirApareça sempre!
Priscila
Cara Priscila, minha filha de 11 anos, desde o 1º ano sempre trocou algumas letras e eu sempre questionei os professores. Eles me diziam que no momento dela esses erros seriam superados. No entanto o tempo foi passando e nada. Ela sempre foi boa aluna e sempre gostou muito de ler mas na hora de escrever seus textos continuava trocando algumas letras de som parecido. Nenhum professor conseguia ajudá-la. Ano passado sem saber o que fazer para ajudá-la, comecei a pesquisar essa dificuldade na Internet e me deparei com as trocas surdas sonoras. Preocupo-me muito que ela chegue ao ensino médio com essa dificuldade. Será que um fonoaudiólogo ainda consegue ajudá-la a reverter esse quadro? O que posso fazer para ajudá-la.
ResponderExcluirSou Mãe de um menino de 11 anos que faz várias trocas surdas sonoras. Quero muito poder ajudá-lo!
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