18 de agosto de 2013

Comunicação Alternativa ou Ampliada - O que é?

Antes de falar de comunicação alternativa, vamos entender o que é Tecnologia Assistiva. 

Vc e eu usamos a tecnologia para muitas coisas, mas para pessoas com algum tipo de limitação, a tecnologia é usada para melhorar a qualidade de vida, é a chamada tecnologia assistiva. Mas não pense que tecnologia está somente ligada ao computador... Não! Na verdade tecnologia assistiva pode ser de alto ou de baixo custo.

A tecnologia assistiva (TA) está relacionada qualquer tipo de recurso que se propõe a promover e ampliar as habilidades em pessoas limitações funcionais. Sendo assim, temos vários exemplos de TA  e em várias áreas da saúde. Podemos citar: órteses, próteses, projetos arquitetônicos, e até mesmo aquelas TA relacionadas ao acesso ao computador, escrita alternativa e comunicação alternativa.

O fonoaudiólogo usa a TA para trabalhar a comunicação. Ou a gente quer ampliar as formas de comunicação que a pessoa possui ou a gente quer dar uma alternativa de comunicação para a pessoa (quando ela tem limitações que a impedem ou dificultam a fala). Por estes dois motivos, chamamos este recurso de Comunicação Alternativa ou Ampliada.

Exemplos de comunicação alternativa ou ampliada: Pranchas de comunicação (figuras ou escrita), comunicadores de voz gravada, voz sintetizada em computador. 

A fonoaudiologia, muitas vezes, utiliza as figuras como matéria prima para confeccionar recursos de TA. Assim, podemos proporcionar, até mesmo às crianças que não lêem, formas de se comunicar. Comunicar-se é estar em contato com o outro!

Dentre os recursos de TA que que utilizam figuras, temos: adaptações de atividades escolares, pranchas de comunicação e fichários para a comunicação como o PECSs estas são de baixo custo. Já o MEAVOX que vc já deve ter visto aqui no meu blog, usa todos os recursos que a fonoaudiologia tem para trabalhar com a comunicação e o fato de estar no celular ou tablet o caracteriza como uma TA de alto custo, voltada para a comunicação alternativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário