16 de agosto de 2013

Leia com seu filho em casa

Com o mesmo livro de história você pode realizar uma série de atividades orais ou atividades de leitura.

É importante ler para a criança todos os dias, mas atenção: nunca leia antes de dormir para que a leitura não fique associada ao sono e corra o risco de se tornar uma atividade cansativa mais tarde.

A leitura traz novidades às crianças e deve ser sempre associada a situações prazerosas. Para isto, você deve saber escolher uma história ideal, aquela que tem mais chances de prender a atenção do seu filho.

Dicas para escolher as histórias:
*    Comece com histórias curtas.
*      Procure livros com frases claras e objetivas, inicialmente.
*      Livros com ilustrações podem ser bem atrativos.
*      Livros interativos (com sons, pop up etc) podem fazer da leitura uma brincadeira.

Antes de começar a ler:
*      Mostre a capa e incentive a criança a falar o que ela acha que vai ouvir.
*      Deixe-o folhear o livro para aumentar a curiosidade.
*      Incentive a criança a deduzir a história a partir das figuras.

Durante a leitura:
*      Comente os fatos que a criança acertou, ao deduzir a história.
*      Trabalhe a compreensão do vocabulário utilizado.
*      Peça para a criança deduzir o que vai acontecer depois de um determinado fato.

Após a leitura:

Depois da leitura a atividade não termina, ao contrário, ela esta só começando. Por isso, sugiro algumas atividades a serem feitas.
*      Responder perguntas simples relacionadas à história.
*      Modificar o final da história ouvida (oralmente).
*      Relembrar os fatos ocorridos antes ou depois de uma determinada parte da história (que você indicará).
*      Recontar, oralmente, a história que ouviu.
*      Leia a história novamente, com algumas palavras faltando para que a criança possa completar. Exemplo: Catita não podia sair de casa, pois estava... (gripada). Ela resolveu ficar olhando pela... (janela). Veio um menino e tocou... (violão). Catita ficou mais... (feliz).

*      Reconte a história com alguns fatos errados, e peça para que ela lhe diga o que foi mudado na história. Exemplo: catita não podia sair de casa porque estava com o pé quebrado (Não! Ela estava gripada), e um coelho (Não! Um menino) resolveu tocar flauta para ela (Não! Ele tocou violão).

Boa atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário