11 de janeiro de 2010

Autismo e Neurônios Espelho

Uma descoberta relativamente recente mostrou que os seres humanos têm um grupo de neurônios muito perspicazes, flexíveis e altamente evoluídos. Eles são chamados de Neurônios Espelho. Estes neurônios começaram a explicar, de forma, biológica as nossas habilidades sociais tão sofisticadas e como se dá o aprendizado de hábitos culturais. Por isso ganhamos conhecimentos em relação ao AUTISMO e outros Transtornos Invasivos. Alguns cientistas acreditam que o autismo pode estar relacionado a Neurônios Espelho malformados. Um outro estudo, mais recente afirma que crianças autistas têm atividade menor dos neurônios-espelhos. É exatamente por isso que eu resolvi escrever sobre o que são os Neurônios Espelho aqui no Blog. Meu intuito é tentar explicar, de forma simples, o valor desta descoberta, pois ela pode ser uma explicação rica sobre o aprendizado do comportamento humano. Como agem os Neurônios Espelho? Agem como se fossem um “espelho”. Ensaiam ou imitam mentalmente toda ação observada no outro. Por exemplo: Se você vê alguém se mexendo, vc automaticamente simula esta ação no seu cérebro, já que conhece os movimentos vistos. Vc só não se mexe porque alguns circuitos cerebrais o inibem de se mover. Além disso, os Neurônios Espelhos são capazes de analisar situações e interpretar as intenções dos outros. Por exemplo: A gente sabe diferenciar as expressões faciais. A gente sabe o que é “cara de bravo”, “cara de indiferença”, “cara de alegre”. E nunca ninguém parou para nos explicar isso! Outra característica é que os neurônios Espelho permitem que a gente se coloque no lugar do outro. Marco Iacoboni, neurocientista da UCLA, explica: "Se você me vê emocionalmente aflito por ter perdido alguma coisa, os neurônios-espelho do seu cérebro simulam minha aflição. Automaticamente, você sente empatia por mim porque, literalmente, sente o que estou sentindo.” Desta forma, o cérebro humano permite que a gente compreenda, não só as ações dos outros, mas também as intenções, o significado social do comportamento e as emoções. Aproveito para ressaltar: 1. Se a gente ensaia mentalmente tudo que vemos, é melhor não deixar nossas crianças assistirem a filmes de violência e nem jogar games agressivos. Crianças estão aprendendo tudo! 2. A imitação tem um grande valor no processo de avaliação e até no planejamento terapêutico de um autista. Vc sabe como os Neurônios Espelho foram descobertos? Olhe só que história interessante!!! Em 1996, um macaco esperava em um laboratório que os pesquisadores voltassem do almoço. Ele estava com delicados eletrodos na cabeça que captavam informações sobre os atos motores. Eis que... De repente, entra um estagiário com uma casquinha de sorvete na mão... O macaco olhou fixamente para ele e, em seguida, algo espantoso aconteceu: Quando o estagiário levou o sorvete à boca, o monitor soou. Opa! Mas o macaco não estava parado.... O estagiário voltou a tomar o seu sorvete e.... O monitor soou de novo e apontou movimentos nos músculos da mastigação! Era como se o macaco estivesse se movimentando junto com o estagiário! Mas o macaco continuava parado, estava apenas observando... Plim! Plim! Os cientistas resolveram mudar os rumos da pesquisa e descobriram que havia neurônios responsáveis por imitar mentalmente tudo o que vemos. Batizaram estes neurônios de Neurônios Espelho! Incrível!! Acredite, mas alguns cientistas ousam a dizer que “essas células irão fazer pela psicologia o que o DNA fez pela biologia”. O lado ruim disso tudo é: Até agora, ninguém citou o nome do coitado do estagiário!! (rs) Para saber mais: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/a_imitacao_pode_curar.html

12 comentários:

  1. Olá sou estudante de Pedagogia pretendendo fazer uma pós de psicopedagogia, me especializar em autismo,depois que me formar quero fazer Fonoaudiologia, quero aprender para poder ajudar os meninos e meninas especiais.Foi um prazer conhecer este blog, seja bem vinda ao meu tb.

    Bjuss

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  2. Olá Aninha,
    Quantos objetivos, parabéns!
    Todos nós precisamos de pessoas dedicadas em suas profissões. Vá em frente!
    Obrigada pela visita!
    Priscila

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  3. Olá, Dr. Priscila.

    Estamos providenciando nossa inclusão para acompanhar o blog. As postagens que conseguimos ler até agora são ótimas e certamente irão nos ajudar.

    esperamos encontrar sempre muitas.

    Carinhosamente.

    Carla Marina

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  4. Que bom Carla!
    Seja bem vinda ao Blog!

    Abraços
    Priscila

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  5. O grupo Mundo Interior, do 12º ano da turma C da Escola Secundária de Odivelas, vem por este meio comunicar que irá realizar-se uma palestra, dia 18 de Março de 2010 às 21 horas, sobre autismo e perturbações do desenvolvimento nas crianças. Esta palestra realizar-se-á no âmbito da disciplina de Área de Projecto, e contará com vários oradores, entre os quais o Professor Doutor Nuno Lobo Antunes e a Doutora Ana Martins. Gostaríamos de ter a presença de todos os interessados de forma a enriquecer o evento, que se realizará nas instalações da escola referida.
    Para mais informações sobre a palestra e sobre o nosso projecto, visite o nosso blogue:
    http://mundointerioreso.blogspot.com/
    O Grupo
    Mundo Interior

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  6. Mundo Interior,
    Obrigada pela sua visita!

    Irei colaborar na divulgação da palestra!

    Um abraço
    Priscila

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  7. Olá Priscila. Boa noite. Tenho um filho de 5 anos autista e ele está em tratamento há um ano, mas só tem piorado de comportamento. Recentemente a fono que lida com ele disse abertamente que desistiu dele literalmente, pois a terapia é para ser prazerosa e ela qdo tenta fazer com que ele a imite em qq som ou imitação ele fica profundamente irritado protestando com gritos e gesticulando com as mãos. Sinceramente não sei o que faço. Agradeço a sua atenção se puder me dar o retorno. Obrigada.

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  8. Olá Cláudia!

    Realmente as sessões devem ser prazerosas. Tudo deve ser feito aos poucos para atingir os objetivos.
    Sugiro que vc converse com a fono para que juntas, vcs consigam traçar os objetivos principais do tratamento. Vc pode dar contribuições valiosas para a fono, pois vc conhece muito bem o seu filho. Ele pode caminhar lentamente na aprendizagem, mas ele vai caminhar!!
    Em relação a imitação, autistas têm dificuldades para imitar o que o outro faz, como vc viu nesta postagem do Blog. É preciso ensiná-lo. Para isso, avalie os materiais que a criança mais gosta, as atividades etc. Sugiro que você use tudo que a criança gosta para realizar os estímulos iniciais.

    Abraços
    Priscila

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  9. Olá,

    Sou mãe do Lucas que está no espectro autista.
    Gostei muito do seu blog e gostaria de repassar algumas informações importantíssimas que vc apresenta através do meu blog.
    O meu blog é: http://soumaedeautista.blogspot.com/
    Obrigada pela dedicação!!!
    Um grande abraço!

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  10. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, MUITO MESMO, TENHO UMA SOBRINHA, QUE TEM SUSPEITA DE SER AUTISTA, MARQUEI CONSULTA COM O NEURO, PARA NOVEMBRO, PASSEI ELA COM UM FONO, MAS ELE DISSE QUE A TERAPIA TINHA QUE SER SO ELE E A MENINA, COMO A MENINA NAO ACEITOU E CHOROU, MINHA IRMA PROCUROU OUTRO FONO QUE DE INICIO GOSTAMOS,A MENINA NAO CHOROU, GOSTOU MUITO DELA, MAS QUANDO DISSEMOS DA SUSPEITA DO AUTISMO, ELA ACHOU MELHOR MUDAR A TERAPIA,E FOCAR MAIS EM DESENVOLVER HABILIDADES ESCRITAS, (PINTAR DESENHOS), E A PARTE DE FALA FICARA PARA DEPOIS, SOU LEIGA, MAS NAO CONCORDO, A MENINA ESTUDA EM UMA ESCOLA, JA FAZ TUDO ISSO, COMO E COMPLICADO MORAR NO NORDESTE E NAO ENCONTRAR PROFISSIONAIS COM EXPERIENCIA . OBRIGADA, VANESSA , UM ABRACO!!!!!! OPS, SOU DE ARACAJU,SERGIPE.

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  11. Olá!

    Sugiro que vc procure logo um neurologista, assim o médico poderá te orientar quanto ao tratamento ideal considerando as características do desenvolvimento da sua sobrinha.
    A idade da sua sobrinha também é muito relevante (vc não citou).
    Tire as suas dúvidas.

    Abraços
    Priscila

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  12. Olá bom dia ,sou estudante de pscilogia e tenho um trabalho para apresentar dia 12 de janeiro de 2016 e gostaria de fazer uma coisa diferente do tipo , enquanto tiver apresentando abrir uma caixa de bombom e começar a falar sobre neurónio espelho e em seguida depois que ver a cara de todos os alunos dizer a eles que neste momentos estou usando eles como prova da teoria neurónio espelho , gostaria de surpreender-los fazendo eles se sentirem no próprio neorónios espelho acha que é uma boa ideia tenta me responder o mais breve possível. Pois gostaria de fazer uma apresentação diferente , é claro em seguida explicar tudo sobre emoções e neurónio espelho . Quero tirar base no macaco que vc sitou no blogue acima .me deixa menssagem no me wtzap 918325888 Portugal Lisboa .

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