8 de janeiro de 2010

Troca surda/sonora no Enem

Acho que todo mundo já começou a receber e-mails com as “Pérolas do Enem”. A maior parte das frases divulgadas são relacionadas a confusão entre as palavras parecidas como: estalaram ao invés de instalaram. Ok. No meio de tantas frases, uma me chamou atenção. "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia". A frase pode causar risos devido o significado... Mas o fato é: na palavra "fezes" a pessoa trocou v por f, ela queria escrever "vezes". E, isto é chamado de "Troca surda/sonora". O que é Troca surda/sonora? É um tipo de erro ortográfico, mas com uma importância muito maior do que os demais erros. Quando uma criança está na alfabetização, é natural que ela troque uma série de letras. Entretanto, se uma troca surda/sonora começar a acontecer, é preciso indicá-la diretamente para o Fonoaudiólogo. A Troca surda/sonora não deve esperar. Não passa com o tempo. Não é fase! Na alfabetização podemos reconsiderar os erros ortográficos, exceto a troca surda/sonora. Os pares de sons associados à troca surda/sonora são: /p//b/, /t//d/, /f//v/, /s//z/, /∫//j/, /k//g/. Para você entender melhor, vamos fazer uma brincadeira: Quando vc não está ouvindo uma pessoa direito, a primeira coisa que vc faz é olhar para a sua boca com o intuito de fazer uma leitura labial. Certo? Agora, se eu apenas articular (sem som!!!!) as palavras: faca – vaca, vc não saberá qual eu disse primeiro. Tente fazer isso com uma pessoa que está aí do seu lado. Viu só!! Neste caso, se vc não ouve o som, os lábios não vão te dar a pista, pois a articulação é a mesma, somente a sonoridade é diferente. Resultado: Na hora de escrever a criança se confunde, pois não sabe qual a letra que representa aquele som. É preciso sanar a origem do problema, senão, a criança cresce sem uma boa representação de som/letra. (grafema/fonema) Mas quais são os problemas que podem estar vinculados à esta troca? Alterações no Processamento Auditivo, alterações nos processos de Atenção, diminuição da acuidade auditiva e Dislexia. È preciso uma avaliação da criança. Preste bem atenção nas trocas surdas/sonoras, senão elas podem chegar ao Enem!

18 comentários:

  1. Muito Bom!
    Nós professores precisamos ficar atentas!
    Parabéns pelo Blog!

    Silvana

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  2. Informações super valiosas. Eu faço troca surda/sonora de /v/ por /f/ até hoje...
    Ah se eu tivesse uma fono na infancia :)
    Vou ficar de olho nas minhas filhas.
    Parabéns pelo Blog!

    Krau

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  3. Parabéns pelo blog, as dicas de textos, livros, congressos, tudo muito bem elaborado como todas as suas apresentações.Vou indicar para todos.
    Carmem

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  4. E que tipos de atividades os professores para realizar para auxiliar esta criança em sala de aula?

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  5. Respondendo a pergunta acima...

    As atividades de prevenção, muitas vezes funcionam como atividades de estimulação.E existem várias, entre elas: o treino de consciência fonológica,o treino das habilidades auditivas.

    As atividades de prevenção auxiliam todas as crianças da sala e estimulam aquela criança que tem dificuldades. Ou seja, fazem bem a todos.

    Na alfabetização isso é primordial.

    Aqui vai algumas dicas para Alfabetização.

    Exemplo 1: Consciência Fonológica:
    Se eu tirar o som /f/ da palavra fala, fica o que? R:(ala)
    E se eu colocar o som /v/ no lugar? R: vala

    As atividades de consciência fonológica são como brincadeiras com as palavras.

    Exemplo 2: Habilidades Auditivas
    Vou soprar a flauta e vcs vão ter perceber se o som foi curto ou longo.
    Toque: (longo curto curto)
    As crianças repetem com a flauta ou falando.

    Mas eu volto a ressaltar que em troca surda/sonora, tem que ter tratamento fonoaudiológico. Só após uma avaliação do quadro as orientações e estratégias são mais facilmente direcionadas.

    Aqui, dei duas dicas gerais.

    Peça consultoria a um fonoaudiólogo. Ele pode elaborar um Programa de Consciência Fonológica para vc fazer com a sua turma!! O resultado é muito bacana!

    Abaixo estão links de dois livros de Consciência Fonológica, bons para a Escola.

    http://www.booktoy.com.br/product_info.php?products_id=858

    http://www.booktoy.com.br/product_info.php?products_id=2670


    Mais dúvidas, entre em contato comigo, fonofelix@gmail.com

    Um abraço
    Priscila Felix
    Fonoaudióloga

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  6. Adorei esse post.
    Foi apresentado de forma clara explicando o que muitas vezes pode ser visto de maneira inadequada por pais ou até mesmo professores.
    Creio que informações como estas deveriam sem expostas a todos os colégios pois a grande maioria dos colégios ocorre com frequência e muitas vezes são inorados realmente mais tarde chegando ao ENEM

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  7. Olá Priscila,
    parabéns pela iniciativa! O blog está claro, informativo e lindo!
    Obrigada pela APADEM estar fazendo parte desse projeto!
    Abraços,
    Claudia Moraes

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  8. Obrigada a todos os amigos, pelos elogios acima!
    Vcs fazem parte deste Blog!

    Abraços carinhosos
    Priscila

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  9. Adorei essa explicação, pois estou passando por este problema com a minha filha de 7 anos.

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  10. Olá!

    Que bom que a postagem esclareceu algumas dúvidas.
    Se a sua filha já tem 7 anos, procure o auxílio de um fonoaudiólogo, ok?
    Visite sempre o Blog!

    Um abraço
    Priscila

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  11. Tenho um aluno com labio lepurino e ele apresenta esse tipo de troca - surda/sonora. A fonoaudióloga da escola já fez seu encaminhamento para a especialista, mas esse problema está ligado mas a forma como fala ou a forma como ouve?

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  12. Olá!

    Bom, uma coisa leva à outra. Se a crança percebe os sons errado, ela vai falar errado também.

    Gostaria de ressaltar que as crianças com ``lábio leporino`` tëm mais predisposiçäo a ter otites e, as otites atrapalham a percepçäo dos sons de forma correta. Principalmente no início do desenvolvimento.

    Concordo com a fonoaudióloga da Escola, essa criança deve ser encaminhada para a correção do problema.

    Um abraço
    Priscila Felix

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  13. Priscila, nao consegui o link do primeiro livro, poderia passar de novo? Muito bom seu blog!!!!
    Beijos, Fernanda.

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  14. Fernanda, os livros são:
    Consciência Fonológica - Atividades práticas - Ed Revinter
    Alfabetização: método fônico - Ed Memnom
    Obrigada pela sua visita

    Abraços
    Priscila

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  15. Cara Priscila, minha filha de 11 anos, desde o 1º ano sempre trocou algumas letras e eu sempre questionei os professores. Eles me diziam que no momento dela esses erros seriam superados. No entanto o tempo foi passando e nada. Ela sempre foi boa aluna e sempre gostou muito de ler mas na hora de escrever seus textos continuava trocando algumas letras de som parecido. Nenhum professor conseguia ajudá-la. Ano passado sem saber o que fazer para ajudá-la, comecei a pesquisar essa dificuldade na Internet e me deparei com as trocas surdas sonoras. Preocupo-me muito que ela chegue ao ensino médio com essa dificuldade. Será que um fonoaudiólogo ainda consegue ajudá-la a reverter esse quadro? O que posso fazer para ajudá-la.

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  16. Sou Mãe de um menino de 11 anos que faz várias trocas surdas sonoras. Quero muito poder ajudá-lo!

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