8 de janeiro de 2010

Use livros sem texto

Vc deve estar se perguntando: - Livros sem texto??? Sim, é isso mesmo! Estimule a linguagem da criança com livros que só têm figuras! Confesso que estes livros não são fáceis de achar nas livrarias, mas vele a pena procurá-los! São divertidos e criativos. Além disso, desenvolvem o potencial de linguagem da criança, que transforma imagens em palavras. Tendo o adulto como mediador na atividade proporciona vários ganhos, como: * Vivenciar histórias de forma lúdica. * Desenvolver o gosto por livros e leitura. * Aumentar o próprio vocabulário. * Desenvolver a noção de narrativa (começo-meio-fim). * Favorecer a organização de pensamento em frases e fatos * Usar a imaginação * Ter criatividade com a linguagem verbal. * Fazer inferências. Mas por que usar livros sem texto? Para explorar a linguagem. Porque é uma prévia da leitura convencional. A leitura escrita envolve a percepção de detalhes, a memória, a compreensão e principalmente as inferências (capacidade de prever um fato ou uma conseqüência devido a experiência adquirida).Então, com livros sem texto usamos esses mesmos recursos para interpretar as figuras, principalmente se elas estiverem na seqüência de um contexto. Além disso, estaremos explorando a imaginação infantil tão dinâmica e criativa. Dicas para desenvolver a atividade: * Deixe espaço para que a criança possa criar. Não faça a história por ela. Não se preocupe com o tempo da atividade e sim com a qualidade. A atividade deve ser prazerosa. * Observe figura por figura. Analise-a. Comete sobre o período do dia, personagens e expressões faciais, local em que estão etc. * Induza a criança a ter inferências a partir das figuras. Ex.: O que será que vai acontecer? Por quê? * Analise as previsões que foram feitas. Elogie os acertos. Caso a criança não tenha acertado o contexto da figura seguinte, use frases do tipo: Quem diria, nós nem imaginamos isso, não é mesmo? Que surpresa !! * Explore detalhes diferentes: paisagem, roupas etc... * Antes de trabalhar a última figura, explore a conclusão. Relembre fatos relevantes para a criança a imaginar o tipo de final que a história terá. * Explore a “moral da história”. * Tente transferir os acontecimentos da história para a vida da criança. Ex.: O que você faria se fosse o “personagem”? ou...Você já viu um animal como este? Quando? * Incentive a criança a fazer uma narrativa com os detalhes enfatizados por vocês. Crie um título para a história, nomes pra os personagens. * Incentive a criança a recontar a história (sozinha) sem o auxílio do livro. Ela pode recontar para vc ou para outras pessoas. Deixe-a folhear o livro novamente, se for necessário lembrar algum fato importante. * Se vc quiser, vc pode escrever a história inventada pela criança em formato de livro, coloque-a como autora. Ela vai adorar! Use a sua imaginação e faça esse momento interessante para você e para a criança!!!

11 comentários:

  1. Olá Priscila,

    Gostei muito do texto que postou, por isso resolvi colocá-lo em meu blog e ser sua seguidora. Com certeza temos muitas trocas a fazer. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pri voce sempre inovadora e criativa. Adorei o blog.
    Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Terezinha!
    Apareça sempre!

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Olá Priscila!
    Você poderia citar algum livro que costuma usar? Eu gosto demais deste estilo (até tenho arriscado criar os meus ilustrasdagabi.blogspot.com) e quero pesquisar mais sobre suas possibilidades e alcances!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Gabriela!

    Gosto muito dos Livros "Um buraco no telhado" e do "Monstros e fadas". Os dois livros são da mesma coleção, Editora Ática, as autoras são: Liliana Iacocca e Michele Iacocca. Vou confirmar o nome dos demais livros desta coleção e posto aqui para vc, ok?

    Mas, é importante dizer, que outros materiais também podem fazer as vezes do livro sem texto... Por exemplo:

    1. Sequencias lógicas.
    2. Histórias em quadrinhos que tem apenas figuras. (geralmente aquelas que estão nas páginas finais da revistinha).

    Um abraço,
    Priscila

    ResponderExcluir
  6. Priscila,
    Muito obrigada por indicar meus livros de imagem.
    Envie-me seu endereço pelo e-mail, regina.renno@ig.com.br, que mando pra você todos os meus livros.
    Um abraço com muito carinho.
    Regina Rennó

    ResponderExcluir
  7. Miga minha,
    Vc tá cada vez mais chique!Rsrs
    Parabéns!
    Como compartilhamos os mesmos ideais acerca da educação fiquei muito feliz em ler o comentário da Regina e ver o reconhecimento do seu trabalho e dedicação.
    Vamos seguindo frente!Redimensionando nossa prática e rompendo paradigmas...
    Estarei sempre ao seu lado,
    Com toda minha admiração e amor fraternal,
    Cibele

    ResponderExcluir
  8. Olá Regina!
    Quanta honra receber a sua visita aqui no Blog!
    Indico seus livros pois realmente eles são ricos e proporcionam várias idéias para trabalharmos com as crianças.
    Enviarei um e-mail a vc, mas gostaria de deixar aqui registrado o meu agradecimento.

    Muito obrigada
    Priscila

    ResponderExcluir
  9. Olá Cibele!
    Também fiquei extremamente feliz com o comentário da Regina!
    E com certeza me lembrei de vc, já que fizemos, jutas, um projeto para incentivar a narrativa oral da crianças usando somente histórias de imagem.
    Também estarei sempre com vc!! E isso nos dá gás para montarmos novos projetos!
    Abraços, amiga!
    Priscila

    ResponderExcluir
  10. olá, desculpe a ignorância, mas gostaria de saber exactamente o que são inferências..
    Obrigada..

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Inferência é a capacidade de imaginar o que está para vir num texto, ou as próprias conclusões que tiramos depois da leitura.

    Exemplo:

    Pedro estava a caminho da escola.
    Ele estava preocupado com a lição de matemática.
    Ele temia ser incapaz de controlar a turma.

    Neste texto, ao comecarmos a ler, pensamos num aluno. Ou seja, inferimos que Pedro é um aluno.

    Ao ler a última frase, constatamos que Pedro na verdade é o professor. Ou seja,monitoramos a nossa compreensão de texto e inferimos novamente quem é Pedro. Tudo a partir de informação que nós lemos.

    A inferência ocorre a todo instante no texto, quando o leitor é hábil.

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir